Cases

Porto nacional exportador de commodities

Porto nacional exportador de commodities

Torre de controle inteligente no setor portuário

Sobre a Empresa

Algumas centenas de colaboradores operam um importante porto exportador de commodities diversas, o qual é utilizado por várias empresas.

Possui capacidade de processamento de produtos superior a 5 milhões de toneladas/ano.

Central de Monitoramento Portuária

Objetivo e Escopo

Solução 'estado-da-arte' e na nuvem, para o monitoramento e simulação completa e detalhada do porto exportador. Na parte de monitoramento, visualiza-se em tempo real todas as condições atuais do porto. Também tem-se histórico do que ocorreu até o momento com os navios, as cargas, os recebimentos, os estoques, os armazéns, os caminhões, os trens, etc.

O módulo de parametrização considera a inteligência operacional do porto, em termos de: demandas, quantidade de mão de obra, turnos, multas previstas, regras operacionais (embarcação, recebimento ferroviário e rodoviário), coeficientes de ajuste, parâmetros dos estoques e dos equipamentos, entre outros. Isso possibilita ao módulo seguinte que é 'cereja do bolo', antever o que ocorrerá no porto. Ele possui também toda a previsão meteorológica que impactará na operação futura.

O módulo de simulação faz a análise preditiva e prescritiva da operação. Permite antever com precisão e segurança o que irá ocorrer nos próximos dias e semanas e atuar para que o resultado seja sempre maximizado.

Arquitetura do sistema desenvolvido

Arquitetura do sistema desenvolvido

Desenvolvimento da Solução

Exemplo de parte da funcionalidade de simulação futura

O sistema abrange vários módulos, dentre eles:

  • Base de dados (Data Lake) - para armazenamento dos dados históricos;
  • Interface Web;
  • Painel de operações;
  • Painel com indicadores estratégicos (KPI's);
  • Painel de programação de barcos (Line Up).
  • Simulador de cenários – para análise preditiva e prescritiva;
  • Relatórios gráficos e tabulares.

O produto final é uma torre de controle portuária inteligente, alimentada por inputs da operação e capaz antever a operação futura e entregar outputs, por meio da simulação de cenários. Dessa forma, tem-se um sistema para tomada de decisões que: observa o passado e o presente, simula o futuro e, conforme o resultado, permite revisar as decisões para se obter um futuro ideal.

Operacionalidade e Resultados

Através desse sistema robusto, virtual e confiável, obteve-se o digital twin portuário que permite todo o acompanhamento e tomada de decisões assertivas da 'operação, gerando impacto através de enormes ganhos que são frutos de:

  • melhor uso dos recursos operacionais
  • índice otimizado do Desempenho Operacional
  • antever e contornar os gargalos operacionais
Exemplo da funcionalidade do módulo de simulação

Exemplo da funcionalidade do módulo de simulação