Case SEDEX

Modelagem e simulação do Centro Logístico Jaguaré da Schneider
por Thiago Rodrigues - Gerente de Logística
Sobre a empresa
A Schneider Electric é líder mundial em gerenciamento da eletricidade e automação, com atuação em cinco mercados: Industrial, Energia e Infra-estrutura, Data Centers & Networks Predial e Residencial. Com faturamento em 2007 de 17,3 bilhões de euros, a Schneider Electric conta com 120 mil colaboradores, mais de 200 fábricas no mundo e 16 mil pontos-de-venda. No Brasil, presente há mais de 60 anos, tem aproximadamente 1500 funcionários, 2000 pontos-de-venda e 4 fábricas : São Paulo (SP), Curitiba (PR), Sumaré (SP) e Guararema (SP), sendo esta última, plataforma mundial de fabricação de alguns produtos.
Objetivos e escopo

Elaboração de um modelo de simulação no ProModel do Centro Logístico Jaguaré (CLJ) para análise do comportamento do sistema com a variação da demanda. Além disso, o projeto tinha como objetivos a identificação de gargalos da operação e dimensionamento de recursos.
O modelo
O modelo levou em consideração todos os processos internos do Centro Logístico, como por exemplo:
- Reecebimento
- Armazenagem
- Picking
- Ressuprimento do picking
- Processos da esteira
- Conferência
- Retrabalho
- Devolução
A configuração de cenários é realizada através de uma planilha do Microsoft Excel onde parâmetros como o número de recursos, a demanda, as características da esteira podem ser alterados.

Para analisar o comportamento do sistema em cada cenário, indicadores de desempenho são mostrados ao final de cada simulação. Através desses indicadores é possível identificar gargalos no sistema, recursos ociosos, etc.

Resultados e Ganhos
Com a utilização do CDSim, a Schneider terá a possibilidade de analisar o comportamento do Centro Logístico Jaguaré para quantos cenários quiser. Em outras palavras, a empresa poderá garantir as melhores decisões de forma rápida, sem custo adicional e sem precisar para a sua operação para realização de testes.