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Case Petrobras

Case Petrobrás - Simulando Logística Complexa

Petrobras simulando sua logística complexa.

por Ricardo Accioly – Engenheiro de Petróleo – Petrobrás,Fernando Y. Chiyoshi, Ph.D. – Prof. da COPPE/UFRJ

"...O ProModel ajudou a Petrobrás a evitar um gasto em torno de US$1.000.000"

Sobre a empresa

Petrobras

A Petrobras está usando simulação para reduzir despesas vultuosas em sua frota de sondas de petróleo, destinadas às operações de manutenção de poços de petróleo, na Bacia de Campos no Estado do Rio de Janeiro.

O simulador Promodel' foi usado para obter o número ótimo de sondas de manutenção usadas para substituir bombas elétricas submersíveis utilizadas na elevação de petróleo. O sistema estudado compreendia um conjunto de sete plataformas fixas cada uma com aproximadamente 15 poços. A produção de petróleo é feita usando-se um método de elevação artificial, cada poço é equipado com uma bomba centrífuga submersa.

Quando uma bomba falha temos uma perda correspondente na produção. A substituição de bombas defeituosas requer o uso de uma sonda de petróleo, deste modo a indisponibilidade destas, causará um atraso no restabelecimento do nível normal de produção do sistema.

Neste aspecto, um número maior de sondas disponíveis no sistema resulta num efeito mínimo dos defeitos nas bombas. Por outro lado o custo destas sondas é elevado, assim um número excessivo vai elevar os custos da operacionais, isto é indesejável. Uma decisão cuidadosa sobre o número de sondas usado nas operações de manutenção, requer a quantificação da relação entre o nível da produção de petróleo e o número de sondas utilizado.

Objetivos e escopo

O modelo foi utilizado para esclarecer esta relação.

A Bacia de Campos, localizada na costa do Estado do Rio De Janeiro, é responsável pela produção de aproximadamente 60% do petróleo no Brasil, que eqüivale a cerca de 159.000 m3/dia. O conjunto de plataformas relacionado ao modelo de simulação representa 7,5 % da produção de petróleo da Bacia de Campos, o que corresponde a um montante de aproximadamente 12.000 m3/dia.

Considerando-se um preço por barril de US$16,00 isto toma o valor de US$ 1.207.547 por dia. Estas plataformas estão localizadas a 80 km do litoral, no nordeste da bacia de Campos, e são usualmente chamadas de Polo Nordeste. Durante o desenvolvimento dos campos de petróleo, em 1989, cada plataforma tinha sua própria sonda de perfuração, de modo que as perfurações e completações foram feitas o mais rápido possível.

No fim de 1991 todos os poços estavam produzindo e as operações de manutenção já haviam começado devido às características do método de elevação artificial. Bombas centrifugas submersas têm uma tendência a defeitos precoces, como conseqüência das difíceis condições operacionais a que são submetidas. Neste momento inicial, a política foi manter todas as sondas nas plataformas.

Através dos anos, tornou-se claro que não era necessário ter todas essas sondas, e que também era muito caro mante-las. A crescente necessidade de reduzir os custos operacionais exigem uma melhor abordagem na utilização dos recursos, especialmente num meio competitivo O velho paradigma de maximizar a produção de petróleo mudou em face aos novos desafios: agora os resultados globais tem um peso maior nas decisões.

Operações de manutenção, usualmente chamadas operações de "workover", são tipicamente imprevisíveis. Com isto queremos dizer não só que é difícil predizer o momento em que o problema ocorrerá, mas também quanto tempo vai ser preciso para colocar o poço em fluxo novamente. A logística envolvida nestas operações é muito complexa, envolvendo muitos tipos de ações, tais como:

  • Projeto de uma nova bomba
  • Programa de manutenção, listas de controle
  • "Setup" da sonda de manutenção
  • Fornecimento e transporte de equipamento e materiais por barco
  • Transporte de pessoal por helicóptero
  • Execução das operações programadas
Petrobras simulando sua logística complexa.

Resultados e Ganhos

O Promodel ajudou a Petrobras a evitar um gastos em torno de US$1.000.000.

Além disso, com a construção do modelo alguns detalhes de nossas operações tornaram-se muito mais claros, mostrando os verdadeiros gargalos de nosso processo.

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