Case FIAT

Fiat reduz seu estoque em processo (WIP) em 45% através do uso de simulação.
por A. Hande Enez, Engenheiro Industrial, Fiat
"...Minimizar o WIP acarreta no reconhecimento de todos os desperdícios e anormalidades no sistema,
pois o WIP camufla as atividades que não acresentam valor."
Objetivos e escopo
O objetivo dos estudo foi a diminuição
do WIP excedente na fábrica. A análise do sistema visou detectar as mais
importantes causas do WIP excedente. Tais causas podem ser resumidas em:
- Lotes de grande tamanho
- Longos tempos de "set-up"
- Longos tempos de ciclo
- Programação ineficaz da produção
- Quebra de máquinas
- Algumas atividades de operadores não estavam agregando o valor ao produto
Primeiramente um modelo do sistema vigente foi construído. As razões para o excesso de WIP na fábrica foram analisadas e identificadas. Depois disso a abordagem para resolver o problema foi desenvolvida. Testando os resultados das mudanças nas variáveis, alcançaram-se os memores níveis de estoque. O "ProModel" foi usado para se conhecer melhor as relações entre as diversas variáveis. Executando experimento dos cenários, conseguimos estabelecer as regras para melhorar o rendimento do sistema produtivo. Assim sendo, adquirimos uma compreensão do relacionamento entre o WIP, os leads times, o tamanho de lotes, os tempos de set-up e outros. Mantendo-se as restrições tecnológicas, a mais importante ferramenta para se aumentar a produtividade da fábrica surgiu através do estabelecimento de regras para a produção. A proposta para se diminuir o WIP foi dividida em dois grupos:
- Programação
- Tecnologia
As recomendações da programação incluíram:
- Criação de métodos para dimensionar lotes.
- Sistema de puxada de material no sistema (o numero de peças entrando no sistema deveria ser igual ao número requerido na saída)
- Monitoramento e redução dos leads times' através da eliminação do desperdício.
- Alocação de operadores e de máquinas de acordo com a prioridade dos trabalhos
- Aumento no numero de operadores capaz de executar múltiplas tarefas
As recomendações tecnológicas incluíram:
- Redução dos tempos de preparo (set-up)
- Automação da maquinas, quando possível
- Otimização do layout
- Manutenção preventiva e produtiva
Resultados e Ganhos
Como resultado da simulação, houve uma redução média de 48% no WIP da fábrica. A maior parte desta melhoria foi obtida através da aplicação de regras de programação, e o restante foi ganho com melhorias tecnológicas. Como resultado da melhoria, o custo de material foi reduzido na mesma proporção.
Apenas com a implementação das regras de programação, obteve-se um ganho de 14%. Este estudo trouxe a tona a importância da formação de lotes unitários no fluxo, ao invés de produzir lotes maiores que acarretam no excesso de WIP.
Minimizar o WIP acarreta no reconhecimento todos os desperdícios e anormalidades no sistema, pois o WIP camuflas as atividades que não acrescentam valor. Isto também facilita o controle de qualidade, fazendo com que o processo completo seja observável. A comunicação também melhorou, tanto entre os operadores, com entre estes e seus líderes. Esta melhoria foi o resultado das discussões sobre as sugestões de todos. Os resultados mais importantes do projeto foram:
- Redução do espaço ocupado
- Melhores regras de programação
- Redução do custo no WIP
- Redução dos leads times
O passo seguinte é incrementar o uso da ferramenta de simulação em estudos que visem a melhoria da produtividade. Atualmente, dois novos projetos já foram iniciados na TOFAS-Fiat.
