MANUTENÇÃO ESTRATÉGICA: CONFIABILIDADE ATRAVÉS DA SIMULAÇÃO

O Conceito

Através do know-how acumulado nestes 18 anos de experiência em diversos projetos de sucesso em sistemas complexos, a equipe da Belge Consultoria desenvolveu um novo conceito em análise de confiabilidade através da simulação dinâmica.

Uma das etapas do projeto de um sistema produtivo é avaliar a sua confiabilidade, ou seja, verificar como as interrupções programadas e não programadas das máquinas envolvidas impactarão na produção.

Esta tarefa é de extrema importância já que está diretamente relacionada com a produtividade da empresa. Em outras palavras, conhecer o impacto das interrupções no sistema permite o melhor gerenciamento das equipes de manutenção e investimentos mais bem direcionados.

Normalmente, o fluxo é composto por máquinas que apresentam características distintas as quais podem participar de mais de uma linha de processo, ou seja, uma máquina pode impactar na produção de mais de uma linha. Além disso, a existência de Buffers (tanques ou silos), equipamentos reservas e sistemas By-Pass (desvios de fluxos) complicam ainda mais as análises, pois estes podem suportar algumas interrupções de equipamentos.

Outro complicador é a alta variabilidade dos dados de interrupção, ou seja, tanto os intervalos de ocorrência quanto a duração das interrupções variam muito. Esta variaçõo torna impraticável o uso de médias.

Em vista de todos estes obstáculos a Belge Consultoria criou uma metodologia de análise de confiabilidade através da simulação onde todas as interdependências e variabilidade encontradas no sistema produtivo podem facilmente ser consideradas.

Benefícios com o uso da simulação:

  • Programação da equipe de manutenção na atuação de cada equipamento
  • Dimensionamento de equipamentos
  • Locais mais adequados para implementar sistemas By-Pass a fim de suportar a interrupção de grupos de equipamentos.
  • Aumento da disponibilidade, confiabilidade e produção do sistema

Caso ilustrativo prático: Usina de Beneficiamento da Vale

Destaque:
"...resultou em um produto que nos permite elaborar novas simulações adequadas às alterações do projeto."
"A consultoria permitiu a tomada de decisões que serão bastante importantes para o futuro empreendimento!"

Sobre a empresa:
A Vale é líder mundial no mercado de minério de ferro e pelotas, segunda maior produtora global de Manganês e Ferro-ligas, além de maior prestadora de serviços de logística do Brasil.

Objetivo:
Modelagem e Simulação da Usina de concentração para o projeto da ITM-S da Vale para análise de confiabilidade e disponibilidade, onde foram avaliados gargalos e restrições da planta, considerando: circuitos, equipamentos titulares e reservas, fluxos principais e alternativos, cenários operacionais representados pelas rotas de processos ou equipamentos e tempos de paradas por equipamento.

Modelo:
O modelo de simulação considera todas as máquinas que participam do processamento de minério na área de Beneficiamento da Usina.
- Os principais dados de entrada do Modelo foram os dados de interrupções de máquina, tanto as paradas programadas quanto as não programadas.
- Foi considerada a interdependência das máquinas na produção do minério.
- Buffers de minério foram dispostos ao longo do circuito.

Operacionalidade e resultados:
O modelo opera com interface em MSExcel, em que é possível alterar todos os parâmetros do modelo para a configuração de novos cenários. Através desta interface é possível determinar novos planos de manutenção e verificar a troca dos equipamentos por outros com características distintas.
A configuração rápida de novos cenários, permite à CVRD definir novos planos de manutenção estratégica para atender a Utilização Física, Disponibilidade Física e rendimento Operacional desejados.

Indique este Artigo para alguém

Voltar