fluxus_outono_2012, 35ª edição - Matéria: Otimize seu Layout

Otimize seu Layout - Ferramentas & Metodologias

A BELGE proporciona a seus clientes desde estudos estáticos calcados em metodologias consagradas até projetos avançados apoiados por softwares de última geração.

Todas as empresas que possuem algum tipo de fluxo sejam de pessoas, produtos, documentos, entre outros, em algum momento precisam pensar no layout de seu processo. Mas o que significa exatamente "pensar no layout"? Em uma busca no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa encontramos a seguinte definição de layout: "Modo de distribuição e arranjo dos elementos gráficos num determinado espaço ou superfície". Ou seja, como vou posicionar os elementos (máquinas, estoques, pontos de atendimento, filas, etc.) no meu sistema (fábrica, escritório, armazém, entre outros).

Por que nosso layout é tão ruim?

Notamos, entretanto, que esse processo, fundamental para o desempenho e competitividade das empresas, muitas vezes é deixado em segundo plano ou, quando são desenvolvidos estudos, são feitos de forma equivocada e sem as ferramentas adequadas para esse desenvolvimento.

O primeiro caso, muitas vezes, surge de um crescimento acelerado e desordenado das empresas. O caso típico é de uma empresa que começa com poucas máquinas e, à medida que ocorre o crescimento da fábrica, não se tem tempo hábil para planejar a operação. Esse crescimento sem planejamento traz sérios problemas para a produção, tais como: contra-fluxos, desorganização, falta de espaço, falta de sinalização, movimentações desnecessárias e tempos improdutivos, os quais geram ineficiências crônicas no processo produtivo.

Por outro lado, quando a empresa tenta desenvolver estudos para otimizar o layout, em sua grande maioria, estes são conduzidos sem metodologias adequadas e não é pensado em um horizonte de planejamento de longo prazo. Novamente, o desempenho produtivo da empresa pode ser prejudicado por movimentações maiores que as ideais, falta de espaço, contra-fluxo, desperdícios, etc.

Soluções

Dentro desse contexto, a Belge Engenharia identificou a necessidade das empresas em otimizar o layout de seus processos. Assim, oferecemos aos nossos clientes tanto estudos estáticos como suporte e consultoria através de nosso ferramental tecnológico.

  • Estudo Estático e Metodologia

    Para o desenvolvimento de estudos estáticos, contamos com a internacionalmente consagrada metodologia SLP Systematic Layout Planning), considerando todas as fases do estudo: Localização, Arranjo Físico Geral, Arranjo Físico Detalhado e Implantação.

  • metodologia belge para estudos de layouts
    Metodologia Belge para Estudos de Layouts


  • Suporte Tecnológico

    Dentro do nosso suporte tecnológico, oferecemos duas robustas ferramentas para encontrar o layout ótimo: ProPlanner e o ProModel.

    Com o ProPlanner, é possível otimizar o layout, minimizando a distância entre as atividades que precisam estar próximas e, assim, escolher o melhor arranjo físico.

    Através do ProModel, nossa solução em simulação, o usuário pode testar diferentes alternativas além de otimizar processos produtivos, como dimensionamento de recursos, equipamentos e estoques. A análise com ProModel permite ainda que o usuário incorpore a complexidade existe em sua operação, como variabilidades, interdependências, dinâmicas, trazendo uma maior aderência do modelo em relação a sua realidade.

  • arranjo físico - proplannersimulação no promodel para avaliar layouts
    Otimização de Arranjo Físico com
    ProPlanner
    Simulação no ProModel para Avaliar
    Layouts

Otimize o Layout de Sua Empresa e Obtenha Ganhos Expressivos

Dessa forma, a Belge Engenharia oferece aos nossos clientes metodologias e tecnologias que irão otimizar seu processo produtivo, as quais podem ser utilizadas separadamente ou integradas em um único pacote que possibilitam uma solução robusta e sem par quando comparadas com outras soluções disponíveis no mercado brasileiro. Isso irá permitir que sua empresa planeje corretamente suas operações, evitando investimentos desnecessários e obtendo a máxima eficiência em seus processos, através de um layout otimizado.

ciclo de trabalho, integração das ferramentas

Indique este artigo para alguém

Voltar