Boletim Fluxus Primavera 2010
Case em destaque

Planejamento Logístico Integrado da Manufatura e Distribuição
Votorantim Cimentos/Rodrigo Cintra

Sobre a empresa

O Grupo Votorantim foi fundado em 1918 e hoje conta com mais de 60 mil colaboradores. Em 2006, a receita líquida do grupo foi de R$ 29 bilhões. A Votorantim Cimentos (VC) é uma divisão da Votorantim Industrial e está entre as 10 maiores indústrias de cimento do mundo, produzindo 25,2 milhões toneladas de cimento por ano. Seus principais produtos são: cimento, argamassa, cal, concreto, calcário agrícola e gesso. No Brasil, engloba 25 fábricas e 56 centros de distribuição (CDs). Também possui fábricas no Canadá e Estados Unidos.

Objetivos e escopo

A VC sempre tinha dificuldades no planejamento da região nordeste, devido à sazonalidade do período de chuvas. Lá, imperava a tradição de atuação corretiva na programação logística. Somado o desejo de modernizar seu planejamento com adoção de novas tecnologias, com o potencial da tecnologia de simulação dinâmica, a VC contratou a Belge para desenvolver uma ferramenta de simulação que considerasse tanto as principais restrições fabris (p.ex.: manutenções em fornos e moinhos), como também a logística de distribuição, visando melhorar a assertividade do planejamento logístico e passar a ter uma postura mais pró-ativa e menos reativa.

Rede de distribuição
Uma das usinas



Resultados e Ganhos

Historicamente, os modelos de simulação são feitos com escopo em manufatura ou em logística. No entanto, aqui tivemos a integração das fábricas do nordeste com a rede de distribuição. Essa integração foi fundamental, afinal as restrições da fábrica impactam diretamente no planejamento logístico e não podem ser desconsideradas. Com este modelo, a VC implantou uma nova sistemática para o planejamento logístico integrado de seu sistema produtivo com a logística de distribuição. Os ganhos são expressivos, já que o modelo proporciona resultados mais precisos, auxiliando a VC a diminuir o atraso nas entregas de seus produtos, melhorar a comunicação entre fábricas e logística e afinar suas políticas de PCP e estoques.

Entre outros ganhos, reduzimos o 'backlog' sazonal de 13 mil ton para 2 mil ton, gerando: receita, satisfação dos clientes e aumento de market share.


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