Caso não esteja visualizando corretamente acesse este link.

Boletim Fluxus Outono 2010
Case Schneider

Sobre a empresa

A Schneider Electric é líder mundial em gerenciamento da eletricidade e automação, com atuação em cinco mercados: Industrial, Energia e Infra-estrutura, Data Centers & Networks Predial e Residencial. Com faturamento em 2007 de 17,3 bilhões de euros, a Schneider Electric conta com 120 mil colaboradores, mais de 200 fábricas no mundo e 16 mil pontos-de-venda. No Brasil, presente há mais de 60 anos, tem aproximadamente 1500 funcionários, 2000 pontos-de-venda e 4 fábricas : São Paulo (SP), Curitiba (PR), Sumaré (SP) e Guararema (SP), sendo esta última, plataforma mundial de fabricação de alguns produtos.

Objetivos do Projeto

Elaboração de um modelo de simulação no ProModel do Centro Logístico Jaguaré (CLJ) para análise do comportamento do sistema com a variação da demanda. Além disso, o projeto tinha como objetivos a identificação de gargalos da operação e dimensionamento de recursos.

O modelo

O modelo levou em consideração todos os processos internos do Centro Logístico, como por exemplo:

  • recebimento
  • armazenagem
  • picking
  • ressuprimento do picking
  • processos da esteira
  • conferência
  • retrabalho
  • devolução

A configuração de cenários é realizada através de uma planilha do Microsoft Excel onde parâmetros como o número de recursos, a demanda, as características da esteira podem ser alterados.

Para analisar o comportamento do sistema em cada cenário, indicadores de desempenho são mostrados ao final de cada simulação. Através desses indicadores é possível identificar gargalos no sistema, recursos ociosos, etc.

Conclusões

Com a utilização do CDSim, a Schneider passou a analisar o comportamento do Centro Logístico Jaguaré em diversos cenários. Em outras palavras, a empresa poderá garantir as melhores decisões de forma rápida, sem custo adicional e sem precisar para a sua operação para realização de testes.


Rua Bernardino Campos, 318 - 10° andar - Brooklin - SP

belge@belge.com.br - www.belge.com.br

Caso não queria mais receber este informativo acesse este link