OMP Plus: O melhor APS | Advanced Planning System

OMP - Plus

Sobre a OM Partners

OM Partners

Fundada em 1985, com sede em Antuérpia/Bélgica, possui escritórios na França, Holanda, Inglaterra, Alemanha, EUA, China e Rússia.
É representada oficialmente no Brasil pela BELGE Consultoria.

Mais de 200 consultores especialistas atuam no desenvolvimento e implantação dos sistemas OMP, os quais são focados nos seguintes segmentos industriais:

  • Papel e Embalagem - OMP Plus
  • Metais e plásticos - OMP Plus

  • Químico e farmacêutico - OMP Plus
  • Bens de consumo / alimentos e bebidas - OMP Plus

 

Com mais de 250 clientes de renome e 500 implementações, as soluções OMP estabeleceram sólidas parcerias com clientes globais. Em todos os segmentos de atuação - vide os quatro grandes grupos ilustrados acima – empresas de diversos portes tem comparado as soluções APS disponíveis no mercado mundial e adotado com tremendo sucesso os sistemas OMP.

Master Planning & Scheduling

Planejamento de Fornecimento, Manufatura, DRP e Transportes

As decisões em nível de planejamento mestre procuram chegar a uma boa combinação entre os recursos disponíveis e a demanda projetada (pedidos de clientes, previsões de demanda, etc). Discussões relativas à cadeia de suprimento, tais como, nível de serviço ao cliente, utilização de recurso e políticas de estoque tem papel fundamental nesse planejamento. O módulo de planejamento OMP otimiza de forma integrada o fornecimento, transporte, DRP, além dos processos de planejamento de VMI.

Scheduling - Programação de Fornecimento, Manufatura, Carregamento e Transportes

Programação inclui o detalhamento de todas as restrições dos produtos/materiais, pedido, máquina, recursos, armazéns, silos e tanques, e até mesmo recebimentos e carregamentos de caminhões. A funcionalidade de Programação do OMP propõe uma sequencia das ordens de produção com um bom custo-benefício, focada na redução de custos e maximização da eficiência.

Integração entre Planejamento e Programação

O OMP Plus permite a integração entre o Planejamento Mestre e a Programação da produção (Master Planning e Scheduling). Um ciclo de planejamento típico é iniciado com a criação de uma base de volume, horizonte de planejamento e o planejamento mestre. Em uma próxima etapa, é realizado o sequenciamento da produção, levando em consideração as regras de sequência, a disponibilidade de máquinas, a resposta da produção, etc..Com o OMP Plus, o impacto de mudanças na sua programação em um curto período de tempo é visto instantaneamente no planejamento mestre, e vice-versa, melhorando drasticamente o exercício de planejamento.

Forecasting / Sales and Operation Planning (S&OP)

OMP Plus permite a total integração da previsão de planejamento de demanda, vendas e planejamento de operações. Um processo de S&OP típico pode levar várias semanas para ser concluído. Vendas, distribuição, produção e compras de departamentos tão bem como finanças e administração geral tipicamente realizam exercícios a partir de sua própria perspectiva. Com OMP Plus, você pode acelerar este processo e transformá-lo em um processo integrado e sincronizado, onde o planejamento da demanda e exercício de modelagem é integrado com o desenvolvimento de um plano de abastecimento conciso.

Forecasting

O desafio de forecasting compreende mais do que simplesmente produzir previsões de demanda baseando-se em dados históricos e modelos matemáticos. É necessário capturar tendências de mercado e simular condições especiais, tais como ofertas e mudanças externas em preços e volumes. Além disso, você precisa gerenciar encurtamentos de ciclos de vida dos produtos e recalcular os níveis de estoque de segurança, tendo em conta o desempenho das previsões mais recentes em relação à demanda realizada no mercado.

Adicionalmente, o compartilhamento de informações de previsão de forma colaborativa pode ser um fator chave para a realização de um forecasting mais assertivo. Devido às diferentes perspectivas e interesses das partes envolvidas no processo de forecasting, é sempre positivo que haja determinada flexibilidade no modelo de previsão, além de uma comunicação completa das informações, dentro e fora da organização.

Com o OMP Plus Forecaster todas essas questões são levadas em consideração. Para a realização de toda essa análise, essa solução ainda conta com relatórios gerenciais customizados que facilitam a avaliação, ajuste, validação e verificação das suas previsões.

Sales & Operations Planning

O S&OP tem o intuito de balancear, em nível estratégico, a demanda com o fornecimento. A realização deste sincroniza a colaboração entre os departamentos de vendas, marketing, manufatura, supply chain, compras e finanças. O que pode ser feito tanto em um nível agregado como também em um nível detalhado, mas sempre iniciado através dos planejamentos operacionais e de scheduling e levando em consideração as diretrizes estratégicas. Um S&OP relevante is obtido a partir da integração entre otimização e gerenciamento de cenários.

A solução de S&OP da OM Partners te oferece uma abordagem inovadora baseada em valor para combinar a demanda e os desafios de um planejamento globalizado de supply chain. A funcionalidade S&OP do OMP Plus permite uma tomada de decisões rápida e ótima visando a melhoria completa do nível de serviço, eficiência de supply chain e redução de custos.

Integração entre Forecasting e Sales & Operations Planning

OMP Plus permite a total integração da previsão de planejamento de demanda, vendas e planejamento de operações. Um processo de S&OP típico pode levar várias semanas para ser concluído. Vendas, distribuição, produção e compras de departamentos tão bem como finanças e administração geral tipicamente realizam exercícios a partir de sua própria perspectiva. Com OMP Plus, você pode acelerar este processo e transformá-lo em um processo integrado e sincronizado,

Network Design

Uma realidade de qualquer empresa é a necessidade de definir valores ótimos para todas as variáveis em suas decisões estratégicas da cadeia de abastecimento. A complexidade do exercício estratégico reside em combinar o objetivo principal de negócios (por exemplo: minimizar o custo com o melhor serviço) com as regras de negócios secundários que limitam a gama de soluções aceitáveis (por exemplo: evitar que uma planta específica tenha que produzir uma determinada linha de produto). As regras de negócios implicam decisões sobre:

  • Rendimento mínimo ou máximo por fábrica.
  • Volumes mínimos ou máximos para terceirizar.
  • Mínimo ou máximo volumes de matérias-primas para a compra por fornecedor.
  • Margem desejada por linha de produto ou entidade.
  • Posição no mercado desejada.
  • Tempos de espera aceitáveis de entrega.
  • Metas financeiras.
  • Fechamento de fábricas antigas ou abertura de novas.

Graças aos seus poderosos modelos de otimização, com base nas técnicas de programação linear inteira mista combinadas a heurísticas poderosas, o OMP Designer oferece-lhe a inteligência de planejamento avançado necessário para modelar e resolver esses problemas complexos de otimização de forma eficaz e confiável.

O OMP Designer calcula as melhores soluções para o portfólio de produtos, estrutura de fornecimento de rede da cadeia e alocação de produtos para os nós da rede, levando em consideração regras específicas dos negócios.

Com essa solução também é possível obter propostas de políticas ideais para cada produto e simular a logística e o impacto financeiro ao mudar essas políticas. Além disso, pode-se comparar as políticas atuais (definidas, por exemplo, pelo departamento de marketing) com sugestões ótimas baseadas na logística, como por exemplo, quais produtos são os "melhores" candidatos para alterar a política de estoques.