Innovation | Novos clientes | Belge na imprensa  | Expologística  | Novidades forecast  | ONS  | Case-Braskem
 
 
Caso não esteja visualizando corretamente acesse este link.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Saiba como foi o maior e mais importante evento de simulação & forecasting da América Latina.

Em 16/Nov/09, promovemos no Hotel Blue Tree Towers Berrini em S.Paulo/SP a:

  • 7ª. Conferência Internacional de Simulação
     e a
  • 3ª. Conferência Internacional de Forecasting

O evento superou todas as expectativas, tendo mais de 110 inscritos (um recorde) vindos de renomadas empresas e universidades de vários estados do Brasil!
Na ocasião, a Belge divulgou seu novo logo e sua atuação; o diretor internacional da Promodel Corporation (Dr. Robert Bateman)  veio de Dubai para apresentar as últimas novidades de seus simuladores; e o diretor de desenvolvimento da Business Forecast Systems (Mr. Malcolm Noriega) veio de Boston para expor o novo software ForecastPro versão TRAC.
Tivemos 25 palestras e success cases das mais renomadas empresas de nosso país, nas áreas de logística, manufatura e serviços.
3 Auditórios simultâneos foram necessários para comportar tamanho número de palestras e de público participante.
Na platéia, observamos um mix entre usuários avançados de simulação & forecasting e empresas interessadas em conhecer estas tecnologias para avaliar sua utilidade em suas operações específicas.
Agradecemos a todos que participaram desse evento que foi novamente um grande sucesso!
Acesse este link para  visualizar as palestras apresentadas e a programação do evento.

  

 
Novos Clientes: Bem - vindos!
 
Alguns destaques:
 

Coca-Cola Vonpar: A empresa com maior volume de refrigerantes de SC e RS contratou a Belge para desenvolver um importante estudo para adequação da capacidade do seu maior CD para crescentes demandas no futuro próximo.

Insper (antigo Ibmec-SP): Um dos mais importantes Institutos de Ensino e Pesquisa do Brasil adotou o simulador Service Model para seu curso Administração de Empresas.

Transpiratininga: Operador logístico reconhecido por proporcionar mais qualidade, mais tecnologia, mais agilidade e inovação. Após comparar com outros simuladores do mercado, a Transpiratininga adquiriu o simulador ProModel e investiu na capacitação de seus funcionários para um melhor aproveitamento da tecnologia de simulação.

Danone: Fomos contratados para desenvolver um estudo de simulação “Milk-Run” com o objetivo de redução de custos logísticos e análise da capacidade do processo de recepção do leite em sua unidade central.

ONS e AES Eletropaulo: O Operador Nacional do Sistema elétrico adquiriu licenças do ForecastPro para realizar suas previsões de demanda e a Eletropaulo confirmou sua preferência pelo FP atualizando suas diversas licenças.

Leo Madeiras: A Belge foi contratada para desenvolver um importante estudo de simulação da capacidade da ampliação do CD da Leo Madeiras baseada na tecnologia CDSim desenvolvida pela Belge.

UENF, Funcesi, Cesupa, ESEG-Etapa: Instituições de ensino que adquiriram o ProModel para modernizar e atualizar seus cursos de Engenharia.

Veracel/Poyry: A Belge foi contratada pela Poyry para desenvolver um estudo de simulação para o dimensionamento de barcaças em função do aumento da demanda pelo transporte marítimo de celulose.

Redecard: Começa a utilizar o ForecastPro para aprimorar suas previsões logísticas.
 
 
 

Belge na Imprensa

 

Em Agosto deste ano a Belge foi destaque na Imprensa com reportagens em três revistas especializadas na área de logística: a Global, a LogWeb e a Tecnologística.

 
A Global focou sua reportagem na versatilidade de aplicações do ProModel. Dentre as aplicações mencionadas encontram-se a simulação de portos, a qual foi citada na revista no projeto da Petrobrás de operação de alívio (off-loading) do petróleo em alto-mar, que visava dimensionar os tanques de armazenamento. Já a  simulação como ferramenta de planejamento, foi ilustrada pelo projeto feito para a Braskem, o qual otimizou a programação marítima dos navios que fazem o transporte de soda e EDC (produtos líquidos). Também foi ressaltada a simulação de Centros de Distribuição com o software CDSim o qual pode trazer até 35% de redução nos custos da operação de um CD.
 
 
A revista Tecnologística focou sua reportagem no projeto desenvolvido pela Belge para a Votorantim Internacional. Em 2007, a exportação de cimento da Votorantim estava experimentando um aumento de 35% e havia uma preocupação referente à capacidade do porto da Barra dos Coqueiros (próximo a Aracajú) que, segundo estudos realizados, não atenderia a demanda da Votorantim prevista para 2008. O porto, operado pela Companhia Vale do Rio Doce, concentra-se em granéis sólidos, como coque, cimento, uréia, trigo e fertilizantes e 77% das operações eram dedicadas a Votorantim. Como o porto não é de uso exclusivo desta grande corporação, havia a necessidade de criação de um simulador logístico dos processos relacionados ao ciclo de exportação de cimento e clínquer e importação de coque, visando gerenciar os embarques contratados (COAs) e ainda simular situações futuras para navios em Time charter, identificando gargalos na operação.
 
 
A LogWeb tratou de dois cases da Belge relacionados aos portos. Um case foi o da Votorantim Internacional, já mencionado na Tecnologística (acima) e o outro foi o projeto de Simulação da Capacidade (SIMCAP) do porto de Ponta da Madeira da Vale do Rio Doce que, em 2008, já foi capa da revista Tecnologística. Neste projeto, foi desenvolvido um simulador que gerenciava, entre outras coisas, a fila de trens vindos da Serra dos Carajás para descarregar minério nos navios. O modelo gera uma fila probabilística de trens baseado na programação dos navios, no histórico de abastecimento, restrições de transporte e disponibilidade das minas. Com este modelo, a facilidade de simular novos cenários com as demandas previstas permitiu que a Vale orientasse seus investimentos para o futuro próximo.
 
 
 

ExpoLogistica 2009

A Belge, como em anos anteriores, participou da última edição da ExpoLogistica 2009 e do XV Fórum de Logística, nos dias 14 a 16 de setembro no Hotel Intercontinental no Rio de Janeiro. Nosso estande foi um dos mais visitados e muitos congressistas e visitantes puderam conhecer as novidades de nossos serviços de consultoria, treinamento e suporte técnico, e também das nossas poderosas ferramentas e produtos, entre eles o CDSim e o PORTOSim. Estavam presentes os nossos Diretores e Consultores, os quais puderam expor aos visitantes potenciais aplicações tanto na área de logística como em outras áreas.
No Fórum, apresentamos um Case bem interessante que desenvolvemos para a ArcelorMittal Tubarão:
“Redução de Custos por Meio de Melhor Configuração de Composições Ferroviárias”
Autores: Belge Engenharia, Takeo Fugiwara Santos, Engenheiros da Gerência de Engenharia de Producão, ArcelorMittal Tubarão

Este case possibilitou dimensionar os recursos ferroviários, com base em modelo de simulação. Levando em consideração todas as atividades de carregamento de descarregamento de vagões, os deslocamentos das locomotivas e composições e uma malha ferroviária complexa. A análise dos resultados permitiu avaliar a taxa de ocupação e simultaneidade de necessidade de recursos, identificar gargalos, medir o benefício de mudanças operacionais, avaliar necessidade ou disponibilidade de recursos em função de diferentes cenários, entre outros.

 
 
 

Forecast Pro: novo produto, novas versões
A BFS, mostrando contínuo investimento no desenvolvimento de seus produtos, traz duas grandes novidades: o seu mais completo produto - Forecast Pro Trac- e a versão 6 do Forecast Pro Unlimited.

  • Forecast Pro Trac

O Forecast Pro Trac combina as poderosas e consagradas ferramentas encontradas na versão Unlimited com outras novas para a visualização de dados, análise e desenvolvimento de relatórios.

 
 

Com a versão Trac você pode:
- Converter as previsões para qualquer unidade de medição;
- Focar em itens que precisam maior atenção;
- Modificar a hierarquia de produtos;
- Monitorar o desempenho das previsões;
- Consolidar diferentes projetos.

  • Forecast Pro Unlimited versão 6:

A BFS realizou melhorias significativas na nova versão do FP Unlimited. As principais mudanças são:

    • Dados de entrada e saída:

Agora, o FP Unilimited pode ler arquivos em formato “.xlsx” (Excel 2007), além de permitir uma fácil integração com Banco de Dados. Os dados de saída podem ser facilmente formatados, bem como podem ser visualizados no próprio projeto de previsão.

    • Estoques de segurança

 Nesta versão, há um novo relatório de estoques, que permite visualizar Estoques de Segurança, Pontos de Pedido, DDLT (Demanda Durante o Lead Time), para diferentes lead times, que podem ser salvos nos relatórios numéricos.

    • Caixas de Diálogos

Você pode facilmente alterar e customizar modelos de previsão, sem precisar olhar para cada modelo especificamente.

    • E muito mais:

- Proteja seus projetos com senhas;
- Utilize vírgula como separador de milhares;
- Altere facilmente o número de casas decimais em sua previsão;
- Além de outras modificações que tornaram a navegação no Forecast Pro ainda mais fácil e intuitiva.

Forecast Pro – Referência mundial em tecnologia de Forecasting
Muito além de um software com alto grau de acurácia, o Forecast Pro é a principal tecnologia de previsão no mundo e vem se tornando cada vez mais uma fundamental ferramenta para melhores tomadas de decisões nas empresas.   

>
 
 
ONS Investe em Forecasting adquirindo o Forecast Pro  
 

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) - um dos principais órgãos nacionais do setor de Energia - é um dos mais novos usuários do Forecast Pro.
O ONS é responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN). Esse órgão tem uma grande responsabilidade na previsão de carga do país.
Anualmente, o ONS elabora o PEN (Planejamento da Operação Energética) que apresenta avaliações das condições de atendimento ao mercado de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional, num horizonte de cinco anos à frente, analisando cenários de oferta e demanda. Para estas análises, é necessária uma base de valores de previsão extremamente confiável e com forte embasamento estatístico.
Devido a essas necessidades, este órgão optou por adquirir o Forecast Pro. Esta decisão foi baseada no fato do software possuir os mais avançados modelos estatísticos de previsão. Para realizar uma determinada previsão, esses modelos são selecionados após uma criteriosa análise matemática, que minimiza os erros de previsão. Além disso, o ONS pode realizar estudos para verificar como o comportamento de diversas variáveis explica a demanda deste setor (modelos causais).
Com o Forecast Pro, o ONS tem agora uma poderosa ferramenta que lhe permitirá realizar suas análises com um embasamento matemático confiável, garantindo dessa forma, melhores serviços a toda sociedade brasileira.

 
 
 
Case em destaque:    
 

Otimização do Transporte Marítimo dos Navios da Braskem

“Com o sistema, obteve-se redução de 10% nos custos logísticos, o que significa alguns milhões de reais de economia a cada ano”.

Motivação e objetivo do projeto

O setor de supply chain realizava a programação de nosso transporte marítimos em planilha MSExcel. A programação era feita de forma intuitiva, buscando sempre atender bem a demanda.
Assim, fez-se necessária uma ferramenta que otimizasse a programação marítima dos navios, minimizando o custo unitário e garantindo o alto nível de serviço.

Escopo do projeto

O projeto de otimização contemplava desde a saída da produção de EDC (Dicloroetano) e Soda em Camaçari (PE) e sua distribuição para diversos terminais no Brasil. A distribuição de produtos é realizada por 4 navios cargueiros com cerca de 12000 mt de capacidade.
Para cada terminal, foram considerados vários parâmetros, tais como: tempos (demurrage e de operação), custos fixos e variáveis, capacidade máxima, estoque mínimo, vendas e estoque de terceiros. Para cada navio foram parametrizadas as seguintes características: capacidade, hire (aluguel diário), custos (navegando e parado) e períodos de indisponibilidade. Além disso, para cada terminal, foram consideradas as vendas que variam diariamente e os estoques de terceiros.

Resultados e Ganhos

Ao concluir a otimização, o modelo exporta relatórios em MSEXCEL, que foram customizados de acordo com as necessidades da Braskem, tais como:
- Variação do estoque em cada terminal;
- Quantidades transportadas e custos totais;
- Programação marítima;
- Programação por navio.
Nos primeiros testes realizados com o sistema, o otimizador gerou programações com custo 10% menores do que as programações feitas sem o otimizador. Isso gera uma economia expressiva da ordem de milhões/ano.
Com esse sistema, a Braskem passou a ter uma poderosa ferramenta operacional para otimização da programação de seus navios, com redução dos custos e a garantia do pleno atendimento da demanda. Em poucos minutos o otimizador gera a programação dos próximos meses de transporte naval.

 
 
 
Quem Sou Eu :
Henrique Antonio Ribeiro Aguilar

Engenheiro Mecânico pela Poli-USP e Engenheiro Automotivo pelo Politecnico di Torino, na Itália, trabalha na equipe de consultoria há um ano. Participou de importantes projetos como Gerdau, Katoen Natie, Syncreon, Vale, Coca-Cola, Poyry entre outros e se especializou em conceitos de PCP aplicados ao ProModel.
Casou-se este ano e recentemente teve seu primeiro filho. Torcedor assíduo do São Paulo FC, assim como todos os consultores da Belge. Seus hobbies são viajar, ir ao cinema, jogar tênis e trocar fraldas.

 
Caso não queria mais receber este informativo acesse este link
 
Rua Bernardino Campos, 318 - 10° andar - Brooklin - SP
belge@belge.com.br - www.belge.com.br