Novembro / 2004

CASE EM DESTAQUE Enxugando a logística: Consolidando dois armazéns em um A complexa logística de armazenagem da planta de Goiânia da Unilever Bestfoods (antiga Arisco) é operada pela Ryder. Para diminuir os custos logísticos, Ryder e Belge estudaram a incorporação de um grande armazém externo (operado por outra empresa) aos já existentes na planta de Goiânia. Através do simulador ProModel, avaliaram-se os impactos dos maiores volumes de recebimento, armazenagem e expedição em recursos e instalações (e a nova política de armazenagem segundo critérios ABC). O modelo desenvolvido pela Belge viabilizou esta consolidação, dimensionando com precisão os recursos necessários para tal (máquinas, equipamentos, RH, áreas, etc). Quando comparado com as estimativas simplistas feitas em MS Excel, o simulador ProModel apontou resultados muito distintos, os quais foram depois implementados na prática demonstrando acerto de 100%.

Com este projeto, foram evitados retrabalhos custosos que certamente ocorreriam sem o uso da simulação e, através da animação gráfica e adoção de dados precisos - inclusive com variabilidade real dos tempos de processos e demandas, a Ryder aumentou significativamente sua operação junto à Unilever.









EVENTOS: ProModel Solutions Conference 2004 - "Share the Vision" Mais uma vez o Brasil esteve presente na conferência internacional de simulação que ocorreu no Salt Lake city Marriott Hotel em UTAH /USA de 13 a 17 de setembro. Foi apresentada a solução de simulação da capacidade dos portos da CVRD neste evento que é promovido anualmente pela Promodel Corporation e que já contou em edições anteriores com trabalhos brasileiros da Michelin, Stihl, Vallourec & Mannesmann, Hospital A. Einstein, Petrobrás, etc. Mais de 200 participantes de todos os continentes e dos principais grupos empresariais estiveram presentes nesta semana de cursos e apresentações práticas dos usuários Promodel. Alguns cases que mais se destacaram: Siemens (Munique), Pfizer, PoHang Steel, Olympus, Delta Airlines e Baylor Hospital. No evento também foi apresentado o novo módulo 3D Animator, que permite a criação de modelos de simulação puramente tridimensionais.










NOVOS PRODUTOS Previsões mais rápidas e precisas Uma previsão de vendas ou de demanda acima do que ocorrerá, causa perdas com capital empatado em estoques altos. Já uma previsão muito baixa causa falta de produto, perda de faturamento e de fidelidade de clientes. Toda previsão terá erros, mas previsões podem e devem ser mais certeiras e próximas do que irá ocorrer, pois implicam em decisões que envolvem muitos setores (PCP, logística, etc) e grandes somas em dinheiro. Quase todas as empresas brasileiras fazem previsões muito simplistas - baseadas em intuição, planilhas ou médias móveis. A BELGE está trazendo ao Brasil a tecnologia de Forecasting, já muito consagrada no primeiro mundo. O ForecastPro é a ferramenta para auxílio na previsão de vendas e de demandas mais vendida em todo o mundo. Inserindo os dados históricos de cada produto, a ferramenta fornece uma previsão inicial e permite ao usuário realizar alterações de acordo com seu conhecimento próprio e com as informações do mercado. Fácil de usar, não requer conhecimentos abrangentes de estatística. Basta clicar em alguns comandos que o software escolhe automaticamente o modelo matemático que melhor se ajusta aos dados históricos do usuário.