Março / 2006
Editorial

Após um excelente ano de 2005 onde a Belge Engenharia aumentou substancialmente (80%) em relação a 2004 a sua atividade de consultoria e fornecimento de ferramentas especiais para modelagem, simulação e forecasting, entramos em 2006 empolgados com nosso grande evento “Innovation” e com a certeza de que cada vez mais estaremos colecionados clientes satisfeitos por obterem sensíveis melhorias de produtividade operacional. Este ano estaremos lançando diversas soluções específicas para segmentos de logística e das usinas de processo contínuo, além de aumentar a programação de cursos e eventos especiais de difusão destas importantes tecnologias em nosso país. Nossa rede de parceiros regionais também se ampliou e estamos atendendo os estados mais remotos de uma forma mais eficiente. Nossa equipe de consultoria tem aumentado a cada dia e, nesta virada de ano, 3 de nossos consultores se casaram: Alain, Michel e Wesley. Aos noivos parabéns !! (nota: os consultores ainda solteiros estão ‘temerosos’ com essa onda matrimonial....). Saudamos com boas-vindas nossos clientes mais recentes: BEHR Automovive; ESPM- Esc. Sup. De Prop. e Marketing; Instituto ELDORADO; Petróleo IPIRANGA; SIMARA metalúrgica; UEPA-Univ. do Estado do Pará; UNAMA- Univ. da Amazônia; e UNILEVER.

Innovation 2006 – 1a. Conferência Internacional de Forecasting & 4a. Conf. Int. de Simulação Nosso grande evento bi-anual e já tradicional Innovation ocorrerá este ano no Golf Hotel de Itu (www.golfhotel.com.br) nos dias 19 a 21 de junho – dias cuidadosamente escolhidos por não terem seguramente jogo do Brasil na Copa. Além da 4a. edição do maior evento de tecnologia de simulação da América Latina, teremos a 1a. conferência de Forecasting em nosso país, nos moldes do Forecast Summit dos EUA (www.forecasting-summit.com). O evento cresceu em qualidade e quantidade de trabalhos, passando agora a ter 3 dias de duração e incorporando 1 dia dedicado a cursos básicos e avançados tanto de simulação quanto de forecasting. Também ocorrerão atividades relacionadas a 6 sigma, Lean production e TOC. Já foram selecionadas as palestras e cursos do evento. São mais de 30 palestras divididas em auditórios diferentes (1 só para forecasting e outro só para simulação), as quais equilibram cases práticos relatados por empresas com palestras conceituais proferidas por professores, consultores e especialistas dos EUA e dos principais pólos tecnológicos do país. Algumas das empresas já confirmadas como palestrantes:

  • CST
  • CVRD
  • Eaton transmissões
  • FEI-SBC
  • Gerdau
  • INPE-Embraer
  • Michelin
  • Petrobras
  • Petróleo Ipiranga
  • Promodel Corporation – Utah – EUA
  • Business Forecast Systems – Boston – EUA
  • PUC-RJ
  • Ryder
  • Stihl motosserras
  • Telemar
  • UFRGS
  • UFSCar
  • Unifei
  • USP
  • Vallourec & Mannesmann Tubes

Evento imperdível para quem quer rapidamente conhecer e implantar estas tecnologias hoje indispensáveis às empresas que precisam aprimorar sua produtividade, logística e serviços. Universidades - Mesa redonda A Belge tem o prazer de convidar os professores universitários que utilizam o software de simulação ProModel em suas disciplinas para a mesa redonda que acorrerá em paralelo ao Innovation 2006. A mesa redonda está prevista para ocorrer dia 21 de junho e tem como tema “O ensino da simulação na engenharia de produção”. Este encontro entre docentes tem como objetivo difundir experiências no ensino de simulação e propor melhoria para o aumento da assimilação por parte do aluno. Esta mesa redonda já tem presença confirmada de professores da POLI-USP, FEI, UNIFEI, UFSCar, UFRGS, PUC-RS, UEL e FURB. Participe você também. A mais recente versão do software de simulação ProModel, agora em português e com update gratuito para universidades. A Belge Engenharia e Sistemas tem o prazer de anunciar que, juntamente com a Promodel Corporation, esta lançando a versão 7.0 do software ProModel, o software de simulação mais utilizado no mundo. Além de todas as inovações, melhorias e uma interface mais amigável, esta nova versão já vem em português, bastando selecionar o idioma durante a instalação. Sendo o único software de simulação na língua portuguesa, a Belge busca com este lançamento simplificar e diminuir o tempo de modelagem, aumentando radicalmente a didática e o entendimento por parte dos alunos sobre conceitos de simulação e pesquisa operacional.

Universidades que já adquiriram alguma versão acadêmicas anterior do ProModel terão direito à atualização para a versão 7.0 gratuitamente. Para requisitar o update basta enviar um e-mail com seus dados e endereço postal que logo você estará recebendo, via Sedex a cobrar, o que há de mais novo no mundo em matéria de simulação. A chave de proteção de sua licença ProModel (hardkey vermelha) não necessita ser trocada, basta desinstalar a versão antiga e instalar a versão 7.0 do software contida no CD que enviaremos. Para maiores informações sobre a mesa redonda e o procedimento para atualização do ProModel envie um e-mail para wsilva@belge.com.br. Belge presente no ENEGEP O Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia de Produção (ENEGEP) que se realizou entre os dias 29 de outubro e 01 de novembro na PUC de Porto Alegre - RS reuniu aproximadamente 2000 inscritos. A Belge, como em outras edições do encontro, esteve presente com um estande para apresentar e divulgar a tecnologia de simulação de processos com o software Promodel . Além disso, a Belge ministrou 2 mini-cursos: ProModel e SuplyChain Guru (simulação de cadeia de suprimentos). A maior novidade, no entanto, foi a apresentação da versão em português do ProModel, que chamou a atenção dos alunos e principalmente dos professores que possuem o simulador em seus cursos, os quais poderão solicitar essa nova versão em português gratuitamente.