Verão 2009

Editorial - Muito trabalho em 2009

O ano de 2008 foi o melhor ano da história da Belge! E mais uma vez consolidamos nossa liderança...(mais)

Novos Clientes

Damos boas-vindas aos nossos mais novos clientes - Veja a lista completa.

Lançada a Versão 2.0 do CDSim
O primeiro simulador do mundo especificamente para CDs, foi um sucesso tão grande que estamos lançando a versão 2.0, ainda mais amigável; rápido e flexível...(mais)

Lançamento Mundial:

DCSim (Distribution Center Simulator)

A Belge, mais uma vez marca presença Wintersim 08, e com a parceria da Promodel lança o DCSim...(mais)

Quem sou eu? Conheça mais um dos membros de nossa equipe.
Cursos Belge Conheça os novos cursos da Belge, confira a programação para o primeiro semestre de 2009 e agende sua participação.

Artigo Técnico: CDSim: Simular seu Centro de Distribuição para otimizar o dimensionamento e as operações

Os processos inerentes às operações de Centros de Distribuições, tais como o picking (separação), inbound (recebimento) e outbound (expedição), são processos totalmente interdependentes que necessitam de um balanceamento ideal, pois envolvem custos altos e prazos pequenos.(mais)



Editorial

2008 foi o melhor ano da história da Belge!
  • Recorde no número de projetos de consultoria realizados;
  • Recorde no número de licenças entregues do ForecastPro e do ProModel (batemos a casa das 1250 licenças full vendidas, mais do dobro da concorrência);
  • Recorde no faturamento e na distribuição de lucros para nossos consultores;
  • Recorde nas notas de avaliação de nossos clientes para projetos e treinamentos;

Nossa sede foi reformada e ampliada, nossa equipe reforçada;

Consolidamos ainda mais nossa liderança no segmento de consultoria focada em métodos quantitativos.

Apesar da crise, iniciamos 2009 com uma repleta carteira de projetos, pois as empresas percebem cada vez mais a necessidade de otimizar suas operações e reduzir custos de maneira inteligente.

 

Novos Clientes: Bem - vindos!

 

Alguns destaques:

Braskem: investiu na implantação das tecnologias ProModel e PortoSim para otimizar o transporte marítimo de seus produtos entre os diversos sites de produção e consumo;

Coca Cola: investiu na compra de licença do simulador ProModel e em projetos baseados na tecnologia CDSim desenvolvida pela Belge;

Ericsson: realizamos um projeto para simular e otimizar o fluxo de produção e estoque de seus produtos. Também adquiriu uma licença full do sw ProModel;

Ibmec-SP, Unimonte (Santos),e Cefet (Campos-RJ): adquiriram licenças dos simuladores ProModel e ServiceModel para seus cursos de graduação em administração, engenharia de produção e logística.

Katoen Natie e Syncreon: dois dos mais importantes operadores logísticos internacionais que passaram a utilizar a tecnologia ProModel em seus projetos logísticos;

Siemens: tradicional cliente corporativa do simulador ProModel, agora adquiriu também o simulador Process Simulator (plug in do MSVisio) para sua fábrica do Paraná;

Shell: após apurado estudo técnico comparativo dos simuladores disponíveis no mercado, optou pela solução ProModel apoiada nos serviços de transferência de tecnologia da Belge.


Lançada a nova versão do CDSim: Versão 2.0

O simulador mundialmente inédito, desenvolvido pela Belge especificamente para CDs, foi um sucesso tão grande que estamos lançando a versão 2.0: com capacidade ampliada; ainda mais amigável; mais rápido e flexível.

 

A ferramenta já é usada com sucesso por várias empresas de renome para otimizar seus CDs: Sadia, Unilever, Schneider Electric, Coca-Cola, Ambev, etc.

Sua interface foi remodelada e apresenta um novo menu composto por botões de mais fácil acesso às tabelas de dados e ao configurador de cenários.

Novo Cockpit do CDSim 2.0
 

Principais novidades:

  • Nova interface;
  • Preparado para operar com o MS-Office 2007;
  • Compatibilidade com a nova versão 7.5 do simulador ProModel;
  • Maior flexibilização do módulo de picking;
  • Tabelas de entrada de dados auto-explicativa.

Ganhos obtidos com o CDSim

Os projetos já realizados em CDs brasileiros resultaram em reduções entre 8% e 25% no custo operacional destes CDs.

Esses resultados são tipicamente alcançados através de alguns dos itens abaixo:

 
  • Redução de mão-de-obra e equipamentos que se mostram ociosos ou sub-aproveitados;
  • Melhoria no nível de serviço, ao antecipar a percepção de gargalos e diagnosticar soluções para os mesmos;
  • Racionalização de processos (Ex: redefinição da área de atuação dos equipamentos);
  • Contratação racional de mão-de-obra: hora extra em áreas efetivamente necessárias;
  • Dimensionamento correto de portarias, balanças e docas;
  • Identificação do layout otimizado.

Maiores informações CDSim: Belge Engenharia e Sistemas

Fone: (11) 5561-5353 E-mail: cdsim@belge.com.br

Cursos Belge
Sala de treinamento Belge.

Capacitamos profissionais de diversos segmentos nas tecnologias avançadas de simulação e forecasting.

Com novos cursos em 2009, essa é a hora de capacitar e qualificar seus funcionários.

Centenas de empresas já treinaram seus funcionários e utilizam essas poderosas ferramentas, tais como: Ambev, Arno, Avon, Banco Itaú, Basf, Bosch, Compaq, Correios, Gerdau, GM, Hospital Albert Einstein, IMAM, Michelin, Petrobrás, Porto Seguro Seguros, Procter & Gamble, Ryder, Sadia, Santista Têxtil, Siemens, Springer Carrier, Vale, V&M, Volkswagen, Votorantim, Whirlpooletc.

Código
Nome
Carga horária
Datas
PM - B

ProModel / ServiceModel / MedModel BÁSICO

24 hrs
01 a 03/Abr 12 a 14/Mai - 23 a 25/Jun
PM - A

ProModel / ServiceModel / MedModel AVANÇADO

24 hrs
13 a 15/Abr - 01 a 03/Jun
**3DA
Fazendo modelos tridimensionais com o 3D Animator
8 hrs
15/Maio e 26/Junho
PM-VBA

Introdução à Inteface Promodel - MS EXCEL

8 hrs
16/Abr - 04/Jun
**PM - Apoio
Apoio de um especialista Belge no seu trabalho de modelagem
8 hrs
A combinar de acordo com sua necessidade
PM - EST
Ferramentas estatísticas para simulação
8 hrs
17/Abr - 05/Jun
PCS
Process Simulator - Potencializando Lean e 6 SigmaSimulação em Microsoft Visio
6 hrs
04/Mar - 18/Mai
FP-1
Previsões de vendas, demandas e mercados com o Forecast Pro XE
6 hrs
05/Mar - 19/Mai
FP-2
Previsões de vendas, demandas e mercados com o Forecast Pro Unlimited
6 hrs
06/Mar - 20/Mai
**Novos Cursos Oferecidos em 2009
Inscrições, preços e informações:
Belge Engenharia e Sistemas telefax: (11) 5561-5353.
E-mail: simone@belge.com.br

 


WinterSim 2008: lançamento mundial do DCSim (Distribution Center Simulator)
Joe (ProModel Corp.) e Marcelo Fugihara (Belge)
 
A Belge, mais uma vez marca presença no maior congresso mundial de tecnologia de simulação, o Wintersim 08 - www.wintersim.org. O WSC 08 reuniu acadêmicos e profissionais que lecionam, desenvolvem e utilizam as mais diversas ferramentas de simulação do mercado mundial. O evento acontece sempre no inverno (hemisfério norte) e cada ano numa diferente cidade. Esta edição ocorreu em Miami de 7 a 10 de dezembro e contou com mais de 650 congressistas vindos de todos os continentes (44% dos participantes vieram de fora dos EUA, um recorde).

Na ocasião, fizemos - em parceria com a Promdel Corp. - o lançamento mundial do DCSim: a versão em inglês do já conhecido e poderoso simulador de centros de distribuição desenvolvido pela Belge, o CDSim. O DCSim foi apresentado com destaque na feira paralela ao congresso (foto) e foi acolhido com muito interesse por especialistas de simulação de todos os continentes. Trata-se de um produto inédito no mundo, com a versão 2.0 já lançada.

 
Informações do DCSim: Belge Engenharia e Sistemas,
Tel. (11) 5561-5353, E-mail: dcsim@belge.com.br

Artigo Técnico

CDSim: Simular seu Centro de Distribuição para otimizar o dimensionamento e as operações

Os processos inerentes às operações de Centros de Distribuições, tais como o picking (separação), inbound (recebimento) e outbound (expedição), são processos totalmente interdependentes que necessitam de um balanceamento ideal, pois envolvem custos altos e prazos pequenos. E no presente cenário de crise tornam-se uma ótima oportunidade de redução de custos através de estudos de novos layouts e operações sempre mais eficientes. Nesse sentido diversas empresas, a partir de 2007, procuraram a Belge para - através do CDSim e do Promodel - realizar estudos de simulação e otimização das operações de CDs.

 

Os estudos de simulação e otimização são baseados em uma modelagem criteriosa das lógicas de movimentação internas, sendo possível visualizar a interferência entre o aumento de volume entre operações e a capacidade física do centro de distribuição. Isso possibilita realizar diversos testes, tais como: mudanças na quantidade de mão-de-obra e/ou realocações de forma otimizada, constatar possibilidades de aumentos na operação, mudanças de layouts, fusão entre centros de distribuições distintos, reformas em áreas internas, impactos nas filas de caminhões internas e externas, entre outras.

Os resultados têm sido expressivos e podem ser ilustrados através de 3 cases de sucesso:

CASE 1: Grande cliente do Segmento Alimentício reportou que ao simular com o CDSim a operação de 3 de seus centros de distribuição conseguiu melhorias na alocação dos processos atuais, conseguiu ganhos operacionais da ordem de 20%, e reduziu o investimento necessário para uma futura expansão em até 30%.

 

CASE 2: A Unilever em Goiânia, em parceria com a Ryder, simulou a redução de 3 de seus CDs para 2 CDs (http://www.belge.com.br/cases_industria_logistica_unilever.html) onde com a ajuda do CDSim foram constatados gargalos em uma série de operações, como picking, expedição, transferência de estoque entre locais de armazenagem, etc. Estes foram devidamente corrigidos na simulação, prevendo e evitando problemas na operação real. Além dos gargalos, foi constatado super-dimensionamento de alguns recursos, que puderam então ser corretamente dimensionados. A simulação também foi fundamental para determinar o número de docas a serem construídas para atender aos volumes de movimentação desejados, dando à Unilever confiança e segurança no investimento necessário.

CASE 3: Internacionalmente, podemos destacar o projeto feito para um grande distribuidor de medicamentos na América do que Sul (mais informações em http://www.belge.com.br/cases_industria_logistica_dl.html), onde se pretendia fundir a operação de dois de seus centros de distribuição, buscando a diminuição de custos e a melhoria do nível de serviço.

Com a simulação, ficou provado que o gargalo da operação ocorreria na fusão do tratamento de pedidos. Foi possível prever grandes filas de pedidos caso as operações fundidas fossem implantadas nas instalações atuais, o que era a idéia inicial do projeto. Constatou-se que meia-jornada adicional aumentaria a produtividade do setor em cerca de 40%, passando de 120 pedidos processados por dia para aproximadamente 170 pedidos.

2009 será um ano de desafios. As oportunidades de ganhos através do estudo das melhorias de processos será fator chave para a manutenção da competitividade e até mesmo da sobrevivência das empresas.


Quem sou eu?

Emmanuel Freire de Siqueira

Engenheiro Mecatrônico formado pela Poli-USP, trabalha na equipe de consultoria da Belge há dois anos. Liderou importantes projetos feitos para a Sadia, Libra Terminais, Schneider Electric, Cummins, Avon, e Poyry.

Torcedor "LOUCO" do Corinthians e também do Bragantino (sua terra natal). Bastante caseiro, gosta muito de curtir festas e encontros com a família.

 
Caso não queria mais receber este informativo clique aqui