Outono 2008
  Editorial   Novos Clientes e expansões nos clientes atuais
  BASF e BR Metals renovam serviços da Belge   3D Animator
  PCP e S&OP via simulação   Cursos Belge - últimas turmas para o 1º semestre
  Quem sou eu?      


Editorial

Em abril, a Belge Engenharia completa mais um ano de vida. São 13 anos de muita dedicação, qualidade e investimentos em novas tecnologias que auxiliam cada vez mais nossos clientes.

Com nosso profissionalismo, superamos a marca de 900 licenças full do simulador ProModel vendidas no Brasil.

Ficamos lisonjeados ao ver um de nossos projetos virar matéria de capa da conceituada revista Tecnologística - edição de abril/08.

 

A matéria intitulada 'Simulação Reduz custos e aumenta agilidade em terminal da VALE' mostra como esta empresa evoluiu do antigo uso de planilhas e outros simuladores antigos até o uso do ProModel. Também mostra como a Belge desenvolveu este avançado simulador que tem trazido tantos resultados para esta importante empresa. www.belge.com.br/noticias10.htm


Novos clientes e expansões nos clientes atuais

Nossa carteira de clientes de consultoria também aumenta a cada dia. Nessa edição a Belge Engenharia dá as boas vindas aos nossos mais recentes contratantes: Aços Villares, CNH Latin America, Coca-Cola, FGV, Hydro, SENAI, Tecfil, Unifran, Univates e Whirlpool.

Outros antigos clientes tem ampliado os investimentos em nossos produtos e serviços:

- Sadia: já tínhamos moldado o CDSim ao principal Centro de Distribuição desta empresa localizado em Jundiaí. Agora fomos contratados para implementar também nos CDs de Uberlândia, Rio de Janeiro e Curitiba.

- Vallourec & Mannesmann: já tinha adquirido 3 licenças full do sw ProModel. Agora ampliou para 7 licenças.


BASF e BR Metals renovam serviços da Belge

Estas duas empresas renovaram mais uma vez o contrato de prestação de serviços de suporte técnico e manutenção upgrades na tecnologia ProModel de simulação.

Nossa equipe de suporte técnico é muito atenciosa, qualificada e disposta à bem atender nossos clientes. Esse é o nosso diferencial, que faz com que a grande maioria de nossos clientes renove sistematicamente, ano a ano, estes serviços. A Petrobras, por exemplo, mantém este serviço conosco há 12 anos.


3D Animator: o ProModel tri-dimensional

Com o 3D Animator você poderá visualizar os seus modelos de simulação em três dimensões. Este software é uma adição pós-simulação para o ProModel, MedModel e ServiceModel.

Usando um script de animação gerado pelo ProModel, os usuários podem visualizar qualquer simulação em um layout tridimensional totalmente configurável.

 

Ao invés de se limitar somente à visão superior (planta), pode-se agora ver a animação de qualquer ângulo. Além disso o 3D Animator possui as seguintes vantagens:

  • Todos os objetos, incluindo o layout, são renderizados tridimensionalmente, permitindo à animação refletir melhor a realidade que o modelo está simulando;
  • Animações podem ser programadas para que, automaticamente mude-se o zoom, as vistas, as velocidades da animação remete também a seguir objetos enquanto estes se movem durante a animação;
  • Como o Animador 3D é um pós-simulador, a animação não é mais ligada à execução da simulação. A animação pode ser enviada a outros e visualizada sem a necessidade de se rodar a simulação.


PCP e S&OP via simulação

S&OP - Sales and Operation Planning (Planejamento de vendas e operações) PCP - Planejamento e Controle da Produção.

Ambos os temas acima são de conhecimento geral.

Já a implementação destes temas através da tecnologia de simulação, é um fato ainda não muito conhecido, apesar de já estar sendo implementado pela Belge, com muito sucesso, junto a diversas empresas de nosso país.

Como isso é realizado?

Desenvolvemos um modelo de simulação, com o software ProModel, da fábrica em questão. Este modelo leva em consideração toda a infra-estrutura disponível (máquinas, equipamentos, transportadores, layout, etc), os funcionários e turnos de trabalho, os roteiros e tempos de produção, as paradas por manutenções corretivas e preventivas, etc -enfim todas as restrições reais da fábrica. Com isso, temos um modelo robusto e que representa com muita fidelidade a real capacidade da fábrica para cada demanda que vier a se apresentar.

A figura acima mostra a funcionalidade básica do uso de simulação em S&OP e PCP

O modelo de simulação é a parte central.

Ao lado esquerdo, encontra-se uma tabela (planilha MSExcel) contendo a interface de entrada de dados do sistema (cockpit). Nele inserimos:

  • para sistemas S&OP = a carteira dos pedidos que estão sendo vendidos
  • para sistemas PCP = a programação de produção a ser testada (seqüenciamento dos itens a produzir, com seus respectivos tamanhos de lotes)

Do lado direito um exemplo dos relatórios obtidos (gráficos, planilhas, etc), onde visualizamos: datas realizáveis das entregas dos pedidos, taxas de utilização dos equipamentos e funcionários, etc.

Para maiores informações, entre em contato com a Belge no link abaixo.


Cursos Belge - Inscreva-se já - Últimas turmas do 1º Semestre
Código
Nome
Carga horária
Datas
PM - B

ProModel / ServiceModel / MedModel BÁSICO

24 hrs
18 a 20 /Jun
PM - A

ProModel / ServiceModel / MedModel AVANÇADO

24 hrs
23 a 25 /Jun
PM-VBA

Introdução à Inteface Promodel - MS EXCEL

8 hrs
26 /Jun
EST
Ferramentas estatísticas para simulação
8 hrs
27 / Jun
PCS
Process Simulator : Simulação em Microsoft Visio
6 hrs
26 /Mai
6SIG
6Sigma usando Process Simulator
6 hrs
27 /Mai
FP-1
Previsões de vendas, demandas e mercados com o Forecast Pro XE
6 hrs
28 /Mai
FP-2
Previsões de vendas, demandas e mercados com o Forecast Pro Unlimited
6 hrs
29 /Mai
Inscrições, preços e informações:
Belge Engenharia e Sistemas telefax: (11) 5561-5353.
E-mail: asilva@belge.com.br

Quem sou eu?

Simone Martin Loebb

Trabalha na Belge há 5 anos e atua na área administrativa e financeira.

Casada e mãe de 2 filhos, ela se desdobra para cuidar bem de sua casa de sua família. Uma pessoa sincera, amiga e bastante profissional.

É maezona e sofre de uma rara dupla personalidade esportiva, pois torce para o São Paulo e também para o Corinthians.

Seus hobbies são: estar sempre com pessoas que gosta à sua volta, conversar e dançar.