Inverno 2008
  Editorial   Expologística 2008
  Innovation 2008   Lançamento da versão 7.5 do ProModel
  "Simulação Reduz custos e aumenta agilidade em terminal da VALE"   Cursos Belge - 2º Semestre
  Quem sou eu?      


Editorial
Ótimas novas! A BELGE se consolida cada vez mais na liderança de consultoria em simulação, otimização e forecasting.
 
- Nossa equipe de consultoria foi ampliada e reestruturada para melhor lhe atender;
 
- Novos computadores de última geração foram adquiridos propiciando o desenvolvimento e execução de sistemas complexos com menor tempo de processamento. Algumas compilações de redes complexas que levavam cerca de 90 min, hoje levam menos de 5 minutos nas novas máquinas;
 
- Nossa sede foi ampliada, o layout otimizado e as instalações ficaram mais confortáveis para melhor recebê-los.

Expologística 2008 & XIV Fórum Internacional de Logística
 

Mantendo a tradição, a BELGE participará da Expologística 2008 - Feira de Produtos, Serviços e Soluções para Logística, nos dias 11 a 13 de agosto no Hotel Intercontinental no Rio de Janeiro.

Estaremos esperando você em nosso estande nº 14, bem na entrada da exposição, em local bem central do evento. Lá você poderá conhecer as novidades em nossas poderosas ferramentas, além de discutir com um de nossos diretores e gerentes de consultoria aplicações potenciais e de interesse na logística de sua empresa em particular.

Em paralelo à exposição, estaremos também no XIV Fórum Internacional de Logística, apresentando um Case bem interessante que fizemos para a Votorantim Internacional (VI), focado em logística portuária:

Dia 11/08 (2ª. Feira), das 14:25 às 15:25h - Sala C.
Integrando Planejamento de Fábrica e Logística Interportuária
Votorantim International
João Brenha Sobrinho, Supply Chain Manager, Votorantim Internacional
Marcelo Fugihara, Gerente de Projetos, Belge Engenharia
 
Este case parte da modelagem e simulação dos processos logísticos de importação e exportação da fábrica de cimentos Cimesa em Aracajú, Sergipe. Compreende o transporte planta-porto e as operações portuárias no porto de Barra dos Coqueiros correspondentes ao ciclo de exportação de cimento e/ou clinker e de importação de coque - junto a diversos portos no sudeste dos EUA. O objetivo foi o de viabilizar a gestão eficiente dos embarques/desembarques contratados, além da identificação de gargalos na operação.
 
 

Innovation 2008
Prepare sua agenda!
A Belge Engenharia realzará de 27 a 31 de outubro de 2008 a 6ª Conferência Internacional de Simulação no Golf Hotel na cidade de Itu-SP. Esse ano o evento contará com vários cursos, palestras e cases dirigidos tanto para iniciantes na tecnologias de simulação quanto para empresas já usuárias: V&M TUBES, VOTORANTIM CIMENTOS, VALE, MECTRON, STIHL MOTOSSERRAS, CUMMINS, AÇOS VILLARES, BR METALS E INSTITUTO ELDORADO.
 

Teremos auditórios dedicados para: logística / 6Sigma & Lean / Expertise.

PRESERVE SUA VAGA NO MAIOR EVENTO DESTE SEGMENTO NA AMÉRICA LATINA. Inscrições até o dia 20/09 terão 10% de desconto.

"Quero parabenizar toda equipe da Belge pela excelente organização do evento e destacar a ênfase instrutiva/acadêmica dada às palestras, que se aproximaram algumas vezes de um mini-curso. Acredito ser esta a melhor forma de trocar conhecimentos. O local foi excelente, proporcionando toda estrutura necessária a um evento deste nível."

Antônio Carlos Milagres Santos - Gerência de Desenvolvimento - Vallourec & Mannesmann Tubes

Mais informações

PARA VER AS EDIÇÕES ANTERIORES CLIQUE AQUI


Lançamento da versão 7.5 do ProModel
 

Informamos que, em breve será lançada a nova versão 7.5 do ProModel/MedModel/ServiceModel. Essa versão poderá ser baixada através do "Solutions Café", disponível a todos os clientes com contrato de Suporte e Manutenção em dia.

A seguir estão listadas as principais inovações incluídas na versão 7.5:

Model Collaborator: Permite que várias pessoas trabalhem em diferentes seções de um modelo global (este modelo será composto da união de modelos individuais). Além disso, o Collaborator permite uma maior capacidade de mesclagem de modelos.

Turnos: O editor de turnos (Shift Editor) foi totalmente reformulado. Através de uma interface muito mais amigável, a definição de turnos de trabalho ficou mais rápida e fácil.

Nova utilização de matrizes: Matrizes agora podem ser utilizadas para inicializar os mesmos campos que macros. Por exemplo, a capacidade de locas e o número de recursos podem ser inicializados com matrizes.

Nova função para o comando LOAD: O comando LOAD agora possui uma opção que o permite atuar de maneira semelhante ao comando JOIN. Essa extensão do comando JOIN pode então ser utilizada com as opções "IFF <condição> IN <tempo>" fornecidas agora pelo comando LOAD

Novo estado de utilização: O estado de espera (esperando recurso, JOIN, LOAD, WAIT UNTIL) agora é mostrado em amarelo para locais com capacidade unitária.

Mais preempção, mais freqüência: O processo de checagem da preempção agora está ocorrendo com mais freqüência, assim a preempção ocorre mais regularmente.

Mais informações


"Simulação Reduz custos e aumenta agilidade em terminal da VALE"

Revista Tecnologística - edição nr. 149 (Abril 2008) - Matéria de Capa

 
Ficamos lisonjeados ao ver um de nossos projetos virar matéria de capa da conceituada revista Tecnologística. A matéria mostra como esta empresa evoluiu do antigo uso de planilhas e outros simuladores antigos até o uso do ProModel.
 
Leoncio Marques de Lima Gerente de Operações VALE

Também mostra como a BELGE desenvolveu este avançado simulador que tem trazido tantos resultados para esta uma empresa do porte e importância da VALE.

___________________________________________________________

RESUMO DA MATÉRIA

Inicialmente, as análises para estudos de capacidade na VALE eram realizadas levando em consideração critérios descritos apenas em uma planilha Excel. Nesse tipo de análise a VALE não tinha a visão dos gargalos, importantes para a tomada de decisão.

Nessa época, as resoluções eram fundamentadas na sensibilidade dos colaboradores mais experientes da VALE atuantes no terminal de Ponta da Madeira. Com o crescimento das operações, tornou-se inviável basear-se apenas na vivência dos profissionais.

Nesse momento, a VALE passou a usar o software Extend e seu uso foi até 2001. Devido à constante evolução de desempenho do porto e sua complexidade operacional que por sua vez exigiam alterações diversas no modelo, a VALE teve que mudar novamente sua forma de análise. Segundo Leôncio Lima da VALE, em 2001 foi colocado em prática software de simulação Arena.

 
No caso, o trabalho consistia em aplicar nessa ferramenta as informações levantadas pelo sistema da Unicamp e, com isso, medir as conseqüências e combinar os diferentes cenários propostos. Apesar de auxiliar, o Arena não fornecia informações suficientes, conforme a necessidade da VALE. "Precisávamos de um sistema mais detalhado, rápido e que rodasse uma gama maior de cenários para analisarmos", enfatiza Leoncio Lima.

Dessa forma, em 2003 a VALE fechou um contrato com a BELGE Simulação para desenvolver o projeto SIMCAP (Sistema de Simulação da Capacidade do Porto de Ponta da Madeira) no terminal de São Luis - Maranhão utilizando a tecnologia líder mundial em simulação: ProModel. Esse sistema é usado com sucesso até hoje para o planejamento da capacidade desse terminal e trouxe para a VALE diversos benefícios. Antes do ProModel, as análises dos cenários eram efetuadas em dez dias. Hoje, levam-se duas horas. "Nosso foco, agora, está em analisar e tomar as decisões", diz Leôncio, reconhecendo que houve reduções de custos operacionais. A fila de navios e trens no porto, gargalo dos mais freqüentes nas operações portuárias, também diminuiu em Ponta da Madeira.

_______________________________________________________________________________________

O ProModel foi consolidado como o software de apoio à tomada de decisões nos estudos de planejamento da capacidade do terminal de Ponta da Madeira e hoje é de longe, o principal software de simulação da VALE. Além do Simcap, a BELGE já realizou com sucesso vários projetos importantes que se tornaram sistemas proprietários da VALE. Até o momento ela já comprou 14 licenças full do software ProModel, o qual é utilizado nas suas principais sedes operacionais em: Vitória, Belo Horizonte e São Luis. Em outubro/07 a VALE confirmou a opção pelo ProModel ao atualizar a versão de todas suas 14 licenças adquiridas do ProModel.

Caso deseje mais informações sobre case acima, estamos à disposição para lhe explicar pessoalmente ou por telefone. Basta nos contatar via email (info@belge.com.br) ou no telefone (11) 5561-5353.


Cursos Belge - Inscreva-se já

Código
Nome
Carga horária
Datas
PM - B

ProModel / ServiceModel / MedModel BÁSICO

24 hrs
27 a 29/Ago - 27 a 29/Out - 24 a 26/Nov
PM - A

ProModel / ServiceModel / MedModel AVANÇADO

24 hrs
15 a 17/Set - 27 a 29/Out - 01 a 03/Dez
PM-VBA

Introdução à Inteface Promodel - MS EXCEL

8 hrs
18/Set - 29/Out - 04/Dez
EST
Ferramentas estatísticas para simulação
8 hrs
19/Set - 28/Out - 05/Dez
PCS
Process Simulator : Simulação em Microsoft Visio
6 hrs
11/Set e 17/Nov
6SIG
6Sigma usando Process Simulator
6 hrs
12/Set e 18/Nov
FP-1
Previsões de vendas, demandas e mercados com o Forecast Pro XE
6 hrs
02/Out e 19/Nov
FP-2
Previsões de vendas, demandas e mercados com o Forecast Pro Unlimited
6 hrs
03/Out e 20/Nov
Inscrições, preços e informações:
Belge Engenharia e Sistemas telefax: (11) 5561-5353.
E-mail: cursos@belge.com.br


Quem sou eu?

Marcelo Fugihara

Engenheiro de Produção pela UFSCAR e Green Belt 6Sigma. Trabalha na Belge há 4 anos e atua como gerente de projetos e consultor especialista. Atuou em diversos projetos de simulação em grandes empresas como VALE, Gerdau, Unilever, Votorantim, Libra e outros.

Casado e pai da pequena Julia de 9 meses. Ele é uma pessoa inteligente, curiosa, detalhista (é bastante criterioso) e de bem com a vida. Procura sempre fazer as coisas certas e da melhor maneira.

Hobbie: Apreciar bons restaurantes, viajar e passear com a família.