Agosto / 2006
 
  Editorial   Simulação
  Depoimentos   Forecasting
 

Editorial – Innovation 2006

Nos últimos dias 19, 20 e 21 de junho de 2006 a Belge Engenharia realizou no Golf Hotel na cidade de Itu-SP o Innovation 2006, evento que contou com a 4a. edição da Conferencia Internacional de Simulação, o maior evento deste segmento na América Latina. Neste ano o Innovation trouxe ainda a 1a. Conferência Internacional de Forecasting em nosso país, nos moldes do Forecast Summit que ocorre nos EUA (www.forecasting-summit.com).

     
 
O evento foi um sucesso, cresceu em qualidade e quantidade de trabalhos, com 3 dias de duração e 1 dia só para cursos básicos e avançados tanto de simulação quanto de forecasting. Contou com mais de 30 palestras de cases práticos relatados por empresas e palestras conceituais proferidas por professores, consultores e especialistas estrangeiros de renomadas empresas e universidades.
 

A estrutura e a localização do hotel foram bastante elogiadas, assim como toda a parte social do evento. Já no primeiro dia, após uma tarde de cursos, os participantes foram recebidos com um coquetel bastante apreciado, revelando vários talentos musicais no videokê (e alguns desastres musicais também).

O Innovation contou com a participação de várias empresas de renome internacional, como:

 
CST
  CVRD
  Eaton transmissões
  FEI-SBC
  Gerdau
  INPE-Embraer
  Michelin
  Petrobras
  Promodel Corporation – Utah – EUA
    Business Forecast Systems – Boston – EUA
  Ryder
  Petróleo Ipiranga
  Stihl motosserras
  Telemar
  Philip Morris
  Neo Química
  Vallourec & Mannesmann Tubes
 

Neste ano o evento contou com uma novidade em relação a anos anteriores, a mesa redonda aberta a universidades, discutindo o ensino de simulação na engenharia de produção. Estiveram presentes na sala professores de algumas das universidades mais importantes no país, os quais trocaram valiosas experiências sobre o ensino de simulação em suas disciplinas. A Belge Engenharia aproveitou a oportunidade para apresentar e distribuir um Kit acadêmico multimídia, o qual tem o objetivo de facilitar ainda mais o ensino de simulação nas universidades.

Depoimentos

O evento foi muito elogiado, tanto a parte técnica das apresentações quanto a parte social, organização e o local escolhido para o evento.
Abaixo seguem alguns depoimentos dos participantes do Innovation 2006.

 
“Surpreendente a organização e a preocupação com o bem estar e aproveitamento dos participantes, permitindo fácil integração e troca de experiências.”
Bruno de Luca Peneluppi (Embraer)
 

“A Belge está de parabéns por esse evento maravilhoso!! Palestras de alta qualidade, temas variados e extremamente aplicáveis ao dia a dia, troca de experiência entre as diversas empresas, social fantástico e recursos ótimos. Perfeição em todos os aspectos. Parabéns ao grupo Belge e aos participantes.”

Ricardo Augusto G Souza (CVRD)
 
     

Simulação

A 4ª edição do maior congresso de simulação da América Latina contou com a apresentação de 20 palestras de diversas empresas usuárias desta tecnologia. Tais palestras foram divididas em trackings por segmentos: manufatura, processos contínuos, logística, siderurgia, universidades etc.

Além das palestras, o evento contou com uma série de cursos na área, como:

 
 
princípios básicos de simulação, ProModel Plug-ins, conceitos avançados de simulação e introdução a interface ProModel X MSExcel/VBA.
     
 

Forecasting


A 1ª Conferência Internacional de Forecasting foi um sucesso! Contando com o apoio do IIF-International Institute of Forecasting e trouxe uma grande quantidade de participantes, lotando a sala da conferência.

As atividades se iniciaram com um curso básico de utilização do software de previsão Forecast Pro.

 
Aproveitou-se a oportunidade para apresentação da nova versão do software, que será lançada em julho (figura abaixo).
 

Em seguida houve um curso avançado de forecasting, ministrado por Bob Leonard (diretor da empresa BFS, desenvolvedora do software Forecast Pro). Este foi bastante elogiado pelos participantes, não só pela qualidade técnica, mas também pela atenção e disponibilidade.

As sessões técnicas de forecasting contaram com 10 apresentações de empresas e universidades de várias regiões do país. Contemplando áreas de atuação como:

 
 

distribuição de combustíveis, energia, manufatura, telecomunicações, agropecuária e varejo, as apresentações geraram diversas discussões em torno do assunto, possibilitando a troca de valiosas experiências entre os profissionais responsáveis por previsões em suas empresas.