• Case Sorocaba Refrescos

    Case Sorocaba Refrescos

    Estruturando a nova sistemática de Previsão de Demanda e S&OP com o apoio de tecnologias de ponta.

    por Luis Pisani – Gerente de Planejamento / Sorocaba Refrescos
    Rafael Junqueira - Coordenador de S&OP / Sorocaba Refrescos

"A reestruturação dos Processos realizada possibilitou aumentar em 10% a acuracidade da Previsão de Demanda."

Sobre a empresa

A Sorocaba Refrescos é uma empresa franqueada da Coca Cola. Atualmente atende mais de 11 mil clientes e 2,3 milhões de consumidores.

Atuando nas áreas de produção, venda e distribuição de bebidas, possui quatro modernas linhas de produção, com capacidade produtiva de mais de 200 milhões de litros de bebidas por ano, juntamente com o seu Centro de Distribuição localizados numa área de mais de 110 mil m2.

A empresa conta com cerca de mil colaboradores e é a única franquia do sistema Coca-Cola Brasil eleita por três anos consecutivos entre as 150 melhores empresas para se trabalhar no país, segundo o guia das revistas Você S/A e Exame.

Objetivos e escopo

Objetivos:

Desenvolver um projeto de consultoria visando reestruturar o Processo de Previsão de Demanda e de S&OP da Sorocaba Refrescos, da seguinte forma:

  • Promover a interação entre as áreas envolvidas no processo, a fim de garantir maior envolvimento e assertividade nas previsões.
  • Formatar a base histórica de dados e definir a metodologia das áreas de Previsão de Demandas e de S&OP.
  • Definir as responsabilidades e premissas destas áreas, fornecendo informações sólidas e precisas para as áreas usuárias da informação.

Desafios:

  • Diminuir o 'MAPE' entre os dados Previstos e Realizados;
  • Considerar tanto os dados qualitativos (eventos promocionais, aumentos de preços, clima, etc.) quanto os quantitativos (demanda histórica).

Motivadores:

  • Passar a considerar os Volumes de Venda para geração da Previsão;
  • Inexistência de ferramenta estatística para geração da Previsão de Demanda.

Desenvolvimento

O Projeto foi dividido em: treinamento em Previsão de Demanda para a equipe do Projeto, seguido de um serviço de Coaching e do fornecimento e implantação de software específico.

Treinamento de Previsão de Demanda

TreinamentosFoi ministrado um curso conceitual e prático para a equipe do Projeto. Objetivou capacitar todos os colaboradores envolvidos, tanto em conceitos teóricos de previsão de demanda quanto na prática de se manusear uma ferramenta de software especializada.

Coaching

Realizado logo após o treinamento, com o intuito de estruturar a área de Previsão de Demanda e de S&OP, assim como de acelerar a implementação de software específico nos processos da empresa.

Coaching

Resultados e Ganhos

Através do projeto conseguiu-se:

  • Criar, estruturar e sistematizar os Processos de Previsão de Demanda;
  • Revisar os Processos de S&OP;
  • Estruturar a Base de Dados de Demanda e de Eventos visando a geração da Previsão;
  • Diminuir o erro de previsão da Sorocaba Refrescos, aspecto que foi obtido já à partir do segundo dia após o desenvolvimento da nova metodologia e ferramental.

Evolução do MAPE

MAPE: Mean Absolute Percentage Error