• Case Petrobrás - Distribuição

    Case Petrobras - Manutenção

    Modelagem e Simulação dos Processos Logísticos para Redução do Tempo de Intervenção na Manutenção de Equipamentos.

    por Eng. Ivonei Orbem - Gerente de Paradas Programadas / Petrobras

"Foi definida a estratégia de execução da manutenção, o que mitigou a possibilidade de imprevistos no momento da tarefa, reduzindo assim o tempo de parada da plataforma P54. A apresentação visual contribuiu de forma significativa no treinamento dos operadores de caldeiraria. "

Sobre a empresa

A Petrobras é a maior empresa do Brasil e está presente em 28 países. Atua nas atividades de exploração e produção, refino, comercialização, transporte e petroquímica, distribuição de derivados, gás natural, biocombustíveis e energia elétrica.

A busca pela liderança motivou a introdução de várias mudanças na empresa, entre elas o desenvolvimento de seu Sistema de Apoio à Decisão baseado em modelos de simulação.

Objetivos do Projeto

Focado na Plataforma P54, visou reduzir o tempo de parada, identificar a atividade crítica e desenvolver um plano de execução da mesma.

Desenvolvimento

Foi sistematizada a execução das atividades contidas no caminho crítico, avaliando rotas (capacidade de transporte nas mesmas e restrições de movimentação); detectando interferências na distribuição física e infraestrutura disponível, que é caracterizada fundamentalmente pelas restrições de espaço; racionalizando recursos de mão de obra e de equipamentos; e determinando índices de produtividade para os serviços.


Modelo de Simulação feito em ProModel

Resultados e Ganhos

As simulações foram utilizadas com grande aceitação, por exemplo, no treinamento dos operadores de caldeiraria, que executaram a atividade. Foi possível determinar o modelo mais eficiente de execução da manutenção, reduzindo assim o tempo total da parada da plataforma.


Tela de Parâmetros do Simulador

Tela de Resultados (Barra de Tempo da Parada)

Tela de Resultados (Operadores em Espaço Confinado)