• Case Moura

    Case Moura

    Otimização do Centro de Distribuição da Moura Baterias (Unid. Belo Jardim)

    por Marcelo A. Lima - Ger. de Operações Logísticas Moura Baterias

Foram obtidos processos, sistemáticas e layouts mais inteligentes, que implicaram em maior racionalização e produtividade do CD."

Sobre a empresa

FFundada em 1957 em Pernambuco, a Moura tem por objetivo produzir e entregar as melhores soluções em baterias. Com mais de 80 distribuidores atuando na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai e 7 plantas industriais, a Moura produz atualmente mais de 7,5 milhões de baterias automotivas por ano.

Objetivos e escopo

A empresa buscava alterar as estruturas de armazenagem de baixa capacidade utilizadas no centro de distribuição, uma vez que não eram suficientes para suprir o aumento de demanda previsto. Além disso, a disposição e a capacidade atual das linhas de produção não favoreciam a movimentação e o escoamento dos produtos para as docas de expedição. Sendo assim, a Moura utilizou o software ProModel para identificar e eliminar gargalos, melhorar a eficiência dos recursos que operavam na fábrica e aumentar a capacidade do centro de distribuição.

Moura

Disposição Inicial do Centro de Distribuição

Resultados e Ganhos

Identificou-se que o grande gargalo era a falta de espaço nas áreas de stage do CD e que não seria necessário utilizar todas as docas construídas. Desta forma, a Moura não precisaria expandir o galpão, mas sim apenas transformar algumas docas em stages. Com isso, já foi possível atender o volume futuro, sem grandes investimentos.

Além disso, mesmo sem o aumento da capacidade de estoque, foi possível identificar uma melhor distribuição dos locais de armazenagem para cada item produzido, melhorando a saída desses itens, através da atualização da curva ABC.

Por fim, foi identificada uma redução potencial de três empilhadeiras, bastando para isso alterar as atividades centrais e melhorar a disposição dos locais de armazenagem das baterias.

Moura

Novo Layout Recomendado para Operação do Centro de Distribuição

Estado Atual da área de Docas:

Moura

Estado Futuro da área de Docas:

Moura