• Case DL

    Case DL

    Fusão de dois Centros de Distribuição de Medicamentos: a estrutura projetada oferece capacidade suficiente?

    por Nelson F. Mariño - Decisiones Logisticas Ltda.

"...O ProModel gerou grandes economias e garantiu melhores níveis de serviço..."

Sobre a empresa

Nos dias de hoje, a logística tem um peso cada vez maior no sucesso das operações das empresas. Como não poderia deixar de ser, tais decisões envolvem investimentos grandes e decisões-chave que são determinantes para o lucro das organizações. Um grande distribuidor de medicamentos pretendia fundir a operação de dois de seus centros de distribuição, buscando a diminuição de custos e a melhoria do nível de serviço.

Objetivos e escopo

Para realizar a fusão das operações dos dois centros de distribuição, mudou-se para novas instalações, buscando aumentar a capacidade de atendimento de pedidos. O objetivo do estudo foi estudar as principais áreas e processos da operação interna de despacho de pedidos do novo CD, simulando as zonas de interesse para se avaliar o desempenho geral da operação atual.

Com isso, buscava-se quantificar o impacto que o atendimento a todas as farmácias da região teria na operação para se determinar as melhores áreas de abrangência e alternativas de atendimento. Dados da operação existente foram tratados estatisticamente e utilizados no modelo. Como exemplo de parâmetros da operação real inseridos na simulação, podemos citar demandas, estrutura de pedidos, taxa de chegada de caminhões, tempo de carga e descarga, tempo de picking, tempo de faturamento, tempo de embalar, entre outros.

Os tempos de operação foram extraídos de ensaios piloto, onde a operação foi "emulada". Adicionalmente, os tempos da operação real coletados após o início do funcionamento do novo CD foram inseridos no modelo para validar os resultados do mesmo. Observando variáveis e indicadores importantes, como tempos de picking, faturamento e total de atendimento dos pedidos, quantidades de pedidos recebidos, preparados e faturados, foi possível fazer diversas análises a respeito da fusão dos dois centros de distribuição.

Resultados e Ganhos

Modelo da união do CD's

Com a simulação, ficou provado que o gargalo da operação era o tratamento de pedidos. Analisando os resultados fornecidos pelo modelo construído em ProModel, verificou-se que a estrutura atual já havia alcançado a sua capacidade máxima, sendo insuficiente para atender a demanda maior advinda da fusão dos dois CDs.

Graças ao ProModel, foi possível prever grandes filas de pedidos caso as operações fundidas tivessem de ser feitas nas instalações atuais, o que era a idéia inicial do projeto. Depois de determinar as áreas críticas do projeto, testaram-se algumas alternativas para aliviar o problema do gargalo no tratamento de pedidos, buscando também avaliar a capacidade de crescimento de cada área.

Constatou-se que meia-jornada adicional aumentaria a produtividade do setor em cerca de 40%, passando de cerca de 120 pedidos processados por dia para aproximadamente 170 pedidos. Adicionalmente, estudou-se a possibilidade de se operar com mais dois postos de trabalho para o faturamento de pedidos, melhorando a capacidade do sistema para mais de 210 pedidos por dia.

A simulação também permitiu a tomada de decisões a respeito do tamanho e da freqüência dos pedidos, bem como dos postos e equipes de trabalho. No final dos testes, chegou-se a uma alternativa que geraria uma produção média de 300 pedidos por dia. O ProModel foi fundamental neste projeto de fusão de dois centros de distribuição. Além de mostrar que não havia possibilidade de se atender à demanda dos dois CDs com a estrutura atual, a simulação mostrou onde estava o gargalo do sistema.

A partir destas informações e ainda com o apoio fundamental da simulação, foi possível testar diversas alternativas de aumento de capacidade, quantificando turnos e postos de trabalho antes mesmo do início da operação. Graças ao ProModel, a empresa obteve grandes economias de tempo e de recursos financeiros por não começar sua nova operação no "escuro"; mas sim com toda a base para tomada de decisão que somente a simulação é capaz de fornecer.