• Case Ciaflu

    Case Coca Cola / CiaFlu

    CiaFlu – Otimização da Malha Logística

Redução de custos logísticos entre 12 a 15%;

Ganho superior a R$ 1 milhão em lucratividade.

Sobre a empresa

A Ciaflu é uma franquia da Coca-Cola que atende a região do Vale do Paraíba. Produz, vende e entrega produtos para uma região de cidades localizadas entre os estados de: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em 2011, a empresa forneceu mais de 50 milhões de caixas de bebidas.

Estrutura da rede CiaFlu
Figura 1 - Estrutura do supply chain da Ciaflu

Objetivos e escopo do projeto

Com o crescimento no volume de vendas e como parte da estratégia de estruturação da empresa, o setor de logística contratou a Belge para diversos estudos realizados com diferentes tecnologias.

Um desses estudos foi o de revisão e otimização da malha logística, buscando redução de custos de armazenagem e transporte e aumento do nível de serviço aos clientes. No estudo, foram revistos posicionamento dos centros de distribuição, posicionamento de plantas industriais e modelo de distribuição para os clientes.

Desenvolvimento

A Belge se utiliza dos mais avançados otimizadores de Supply Chain disponíveis no mercado mundial.

Este modelo de otimização, abordou todas as cidades atendidas pela companhia e todos os sites que a empresa possui para atender os clientes (Fábrica, Centro de Distribuição e Transit Points). Além disso, o modelo abordou também os ativos de transporte, capacidades, políticas de fornecimento e fluxo dos produtos, detalhado por SKU.

Modelo de Otimização
Figura 2 - Modelo de Otimização

O modelo desenvolvido considerou aproximadamente 180 sites (entre plantas e clientes) e 260 produtos distribuidos (SKUs). O projeto foi modelado considerando-se o horizonte operacional de um ano e foram consideradas mais de 800.000 variáveis e 200.000 restrições.

Foram otimizados diferentes cenários, envolvendo novas localizações para fábricas e centros de distribuição e novas políticas de atendimento aos clientes.

Cenário 3: Consolidação das Operações de São Paulo
Figura 3 - Cenário nr. 3: Consolidação das Operações de São Paulo

Resultados e Ganhos

Com este estudo foi possível mapear todo o supply chain da companhia, calculando-se: lucratividade; receita; distâncias percorridas e custos de entrega para cada cliente. Dessa forma, foi possível identificar os clientes mais lucrativos e as regiões cujo atendimento é mais crítico.

O estudo apresentou ainda oportunidades de redução de custo e melhoria na eficiência do atendimento aos clientes. Foram considerados todos os custos fixos e variáveis de armazenagem e transporte.

Principais cenários executados:

  • Cenário 1: Análise de Greenfield visando compreender a melhor localização para abertura de uma nova fábrica no estado de São Paulo.
  • Cenário 2: Definição da melhor política de atendimento, englobando decisões de terceirização no atendimento de algumas cidades.
  • Cenário 3: Consolidação das operações dos CDs de São José dos Campos e Guaratinguetá em um único CD.
Cenários
Figura 4 - Cenários principais de resultados