• Case Pöyry / Aracruz

    Case Avon

    Modelagem e simulação do Centro Logístico Jaguaré da Avon

    por Robson Resende - Consultor Logístico

Destaque

A utilização da esteira automatizada possibilitou um aumento na produtividade do sistema e redução da mão-de-obra necessária.

Sobre a Empresa

A AVON é uma empresa norte-americana de cosméticos fundada em 1886 como Carlifornia Perfume Company. Mudou para o seu nome atual em 1939. Hoje a empresa possui 18 fábricas instaladas em 15 países e apresenta um faturamento líquido de aproximadamente U$ 5,7 bilhões ao ano. Essa significativa participação no mercado da beleza coloca a AVON entre as primeiras empresas do mundo no segmento, tendo a AVON Brasil como seu segundo maior mercado, somente atrás do mercado dos Estados Unidos.

Objetivo

Elaborar um modelo em ProModel para simular a utilização de esteiras automatizadas no descarregamento e preparação de carga do Centro Logístico Jaguaré da AVON. Antes da realização deste projeto, o recebimento era realizado através de uma esteira de roletes e a etapa de descarregamento e organização das caixas era feita de forma manual. Através da simulação, a AVON pretendia analisar o desempenho do sistema com as esteiras automáticas e, assim, determinar se valia a pena implementá-las.

Modelo

Levou em consideração as seguintes etapas:

  • Chegada de caminhões
  • Introdução das caixas na esteira
  • Deslocamento das caixas na esteira
  • Descarregamento da esteira
  • Organização das caixas depois do descarregamento da esteira

A configuração de cenários é realizada através de uma planilha do Microsoft Excel onde parâmetros como: quantidade de funcionários, características da esteira e horário de chegada dos caminhões podiam ser alterados.

Modelo de simulação no Promodel
Prinipais KPI's do modelo

Foram mensurados através de alguns indicadores de desempenho, como por exemplo: produtividade (número de caixas descarregadas por hora), tempo total para descarregar cada um dos caminhões, taxa de utilização dos recursos, etc.

Resultados obtidos pela simulação

Através da análise dos resultados de diversos cenários gerados pelo modelo, foi possível concluir que a utilização da esteira automatizada possibilitava um aumento na produtividade do sistema e uma redução da mão-de-obra necessária. Em outras palavras, o modelo de simulação forneceu resultados quantitativos, permitindo que a AVON tomasse a melhor decisão. Além disso, a simulação chamou a atenção da empresa para as seguintes questões:

  • Importância da utilização de uma velocidade adequada da esteira. Ou seja, uma velocidade que proporcione uma produtividade maior ou igual à produtividade do sistema de recebimento anterior.
  • A capacidade máxima de caixas nos braços da esteira é um fator que influencia sensivelmente na produtividade do sistema. Portanto é imprescindível adquirir uma esteira com capacidade para os braços adequada.