• Case Pöyry / Aracruz

    Case Aracruz

    Simulação e modelagem da expansão do terminal especializado de São José do Norte

     

Sobre a empresa

A Aracruz Celulose é uma empresa brasileira, líder mundial na produção de celulose branqueada de eucalipto. Responde por 27% da oferta global do produto, destinado à fabricação de papéis de imprimir e escrever, papéis sanitários e papéis especiais de alto valor agregado.

Suas operações florestais alcançam os Estados do Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, com aproximadamente 279 mil hectares de plantios renováveis de eucalipto, intercalados com cerca de 150 mil hectares de reservas nativas.

Objetivos e escopo

Simulação e Modelagem da Expansão

O escopo do projeto engloba o fluxo de celulose desde a sua produção na fábrica em Guaíba (RS) até a sua expedição no porto de São José do Norte (RS). Para realizar o transporte de celulose da fábrica até o porto são utilizadas barcaças e para expedir a carga do terminal do porto são utilizados navios. O modelo considerou as paradas para manutenção das pontes rolantes (utilizadas para carregar e descarregar as barcaças), flutuações nos estoques e também a velocidade das barcaças em cada trecho da Lagoa dos Patos.

Além disso, o modelo opera com uma interface em Excel, através da qual é possível alterar todos os parâmetros do modelo para a configuração de novos cenários.

Resultados e Ganhos

Para cada cenário simulado o modelo apresenta os seguintes resultados:

  • Ocupação das barcaças;
  • Ocupação das pontes rolantes;
  • Flutuação da carga disponível no armazém do porto e da fábrica;
  • Total de toneladas produzidas pela fábrica;
  • Total de toneladas expedidas pelo porto.

Através desses KPI's pôde-se alcançar o principal objetivo do projeto, ou seja, determinar o número e a capacidade das barcaças para se atingir a demanda prevista (isso tudo antes da construção do porto). Em outras palavras, o projeto de simulação permitiu à Aracruz ter a certeza de que a melhor configuração para o funcionamento das barcaças foi escolhida.