Cases

Case Empresa de Projetos em Engenharia Portuária

Case LCP

Simulação garantindo o sucesso de um Pátio de Contêineres .

por Eng. MsC. Roy Morales - Consultor Especialista

"O layout foi alterado para se evitar enormes filas de caminhões, além disso, o projeto foi adequado para atender a demanda crescente de navios em 4 anos seguidos."

Sobre a empresa

A empresa é uma das pioneiras na área de engenharia e instrumentação portuária. Possui mais de 30 anos de experiência na área de planejamento e gerenciamento de obras portuárias. Foi encarregada de elaborar o projeto de um novo terminal de contêineres num importante porto brasileiro. Este novo terminal foi projetado para movimentar mais de 1 milhão de contêineres por ano.

Escopo do Projeto

O objetivo principal da simulação era determinar a capacidade necessária dos pátios de estocagem para armazenagem de contêineres com carga normal, refrigerados e vazios. Previa-se uma demanda crescente. Assim, foram parametrizados o número mensal de navios a serem atendidos por mês; o perfil de chegada no terminal e a capacidade de movimentação.

Portos

Desenvolvimento

No desenvolvimento do modelo, a Belge utilizou o ferramental de software do PortoSim, baseado na tecnologia de simulação ProModel. O terminal foi modelado e simularam-se vários cenários, identificando gargalos e melhorias potenciais da operação.

LPC

Resultados

Para retirar ou deixar os contêineres no terminal, são utilizados caminhões cujo perfil de chegadas foi também parametrizado. Foi possível dimensionar o número de Pré-Gates e Gates da entrada do terminal para se evitar formação de filas na avenida de acesso. No projeto original a simulação mostrou uma formação de fila na avenida com até 5 horas de espera, enquanto que, após o rebalanceamento esse tempo caiu para valores abaixo de 5 min.

Além disso, foi possível analisar os lotes formados nos pátios para se atender a carga/descarga dos navios nos vários cenários de demanda anual. Isso permitiu que fossem redistribuídos os lotes para armazenar contêineres refrigerados e, assim, evitar a falta de espaço para seu alocamento.

Pátio Conteiners